6 de setembro de 2024 às 14:51
Um estudo da Amcham revelou que 86% das empresas brasileiras planejam adotar financiamentos sustentáveis até 2026, refletindo a crescente demanda por projetos que alinhem crescimento econômico e responsabilidade ambiental.
Os investimentos projetados em financiamentos sustentáveis devem crescer 190%, atingindo R$ 20,4 bilhões nos próximos anos, mostrando o interesse das empresas em expandir suas iniciativas verdes e aumentar a eficiência energética.
Apesar do grande interesse, 57,9% das empresas ainda não utilizam linhas de crédito voltadas à sustentabilidade. As principais barreiras incluem a burocracia, dificuldades com garantias e falta de conhecimento sobre opções disponíveis.
O setor industrial, especialmente o energético, lidera a busca por financiamentos sustentáveis, com foco em melhorias na eficiência energética e redução do impacto ambiental, apontando para uma transição verde.
“O que chamou a atenção é a projeção muito saudável de que as empresas pretendem investir mais em projetos ESG e fazer mais uso de instrumentos de obtenção de recursos. Não necessariamente é o que vamos ver na COP, frente ao tamanho do desafio", disse Abrão Neto, CEO da Amcham
A pesquisa da Amcham mostra que o financiamento sustentável tem o potencial de transformar a economia, mas ainda há desafios a serem superados para que mais empresas aproveitem essas oportunidades financeiras.