Economia

Reforma tributária: desconto automático do imposto impactará caixa das empresas

Antonio Temóteo

19 de agosto de 2024 às 16:17

Roque de Sá/Agência Senado

A reforma tributária, em regulamentação no Congresso Nacional, representa um grande avanço para o país, afirma Charles Gularte, vice-presidente executivo de serviços aos clientes da Contabilizei, startup de contabilidade para micro e pequenas empresas.

Entretanto, as propostas em discussão pelo Legislativo terão efeitos que podem ser negativos para as micro e pequenas empresas. Segundo Gularte, o desconto automático do imposto nas vendas por cartão – o split payment – afetará o fluxo de caixa de todas as empresas.

null/

“O split payment é um divisor de águas no sistema tributário e traz eficiência para a arrecadação de imposto. Para o governo, é muito positivo. Entretanto, há um impacto no caixa das pequenas empresas. Ela vende almoço para comprar o jantar", disse Gularte.

Esse eventual problema poderia ser atenuado se as micro e pequenas empresas tivessem acesso a crédito no Brasil, com taxas de juros e prazos razoáveis, afirmou Gularte.

null/

Entretanto, a oferta de financiamentos para esse público ainda não atende a demanda existente, mesmo com os esforços do Banco Central (BC) e dos diversos governos para criar mais linhas para esse público.

Leia a matéria completa