1 de julho de 2024 às 11:12
A bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, o que vai resultar em aumento de R$ 1,885 a cada 100 kW/h nas tarifas dos consumidores
A mudança ocorre em razão da previsão de falta de chuvas, o que dificulta a geração de energia no Brasil, segundo a Aneel.
O valor foi aprovado pela agência em março deste ano, representando redução de 37% em relação ao valor anterior da bandeira amarela, que era de R$ 2,989/KWh.
Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022, após 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor pode fazer escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos de operação do sistema, para reduzir a necessidade de acionar termelétricas.
A bandeira amarela foi acionada por causa da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (cerca de 50%) e da expectativa de aumento da carga e do consumo de energia no mesmo período
Com a bandeira amarela em vigor, a Aneel recomenda que os consumidores fiquem atentos com o uso responsável da energia elétrica.