Ciência

Furacão Milton atinge categoria máxima e deve atingir a Flórida nesta quarta-feira; veja fotos

AFP

8 de outubro de 2024 às 13:29

Esta imagem de satélite tirada em 8 de outubro de 2024, às 10h03 EST, cortesia da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e do Ramo de Meteorologia Regional e Mesoescala (RAMMB), mostra o furacão Milton agitando-se sobre o Golfo do México. O furacão Milton explodiu com força na segunda-feira e se tornou uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas.HANDOUT / NOAA/AFP

O furacão Milton ganhou força nesta segunda-feira, 7, e se tornou uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5, a máxima da escala, enquanto avançava em direção à costa oeste da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

(sem legenda)Elizabeth Ruiz/AFP

Este é o segundo grande furacão registrado no Golfo do México em duas semanas. O primeiro foi o Helene. Agora, Milton continua se intensificando e apresenta "ventos máximos sustentados" de 285 km/h, com rajadas mais fortes, detalhou o NHC.

Antes de chegar à Flórida, Milton deve atingir partes da Península de Yucatán, no México, provocando ventos fortes e um aumento do nível da água de até 1,5 metro com "ondas grandes e destrutivas", segundo a agência.

Bryan R. SMITH /AFP

No centro da cidade de Orlando, sob um céu cinzento, centenas de carros faziam fila para coletar sacos de areia.

Quais são os próximos passos do Furacão Milton?