Casual

Decoração colorida: ideias para criar ambientes ousados e aconchegantes

Todos Arquitetura (Fábio Mota e Mauricio Arruda)

18 de janeiro de 2024 às 13:43

Muita gente tem medo de ousar na decoração da casa e os motivos são vários: medo de enjoar, de ter um ambiente infantil e até mesmo de não encontrar a combinação ideal de cores. Mas com um olhar atento e apurado é possível criar uma paleta irreverente e aconchegante.

null/

Uma casa colorida não precisa ser uma casa com uma grande variedade de tons. Ela pode ter uma paleta com cores protagonistas que se repetem em itens de decoração, móveis e acessórios. As cores do quadro na parede definiram o restante do cômodo, e aparecem em móveis e acessórios.

null/

Uma cor-protagonista ajuda a criar um ponto focal no ambiente, destacando a funcionalidade do espaço. Neste loft, por exemplo, o móvel planejado azul separa visualmente a área social do quarto, abriga o painel de TV giratório e é o home office do lar.

null/

Na cozinha de piso e paredes claras, a marcenaria azul é um adicional de destaque muito interessante. Principalmente quando observamos o todo: um apartamento de 27 m² totalmente integrado. Mas além do tom azulado, há também o backsplash preto que complementa a área escura.

null/

Uma solução divertida é cobrir o teto com cores alegres e, porque não, um desenho. Na sala de estar, o azul acinzentado das paredes quase cria um espaço mimético com o sofá. E quem brilha são as listas do teto, que apesar do uso de cores neutras reacende o ambiente.

null/

A presença de cores não se limita às paredes e teto. A galeria de obras de arte coloridas é a protagonista neste ambiente neutro. Mas não se limite aos quadros, diferentes coleções podem ser expostas e roubar a cena, além de ajudar a contar a sua história na decoração.