Carreira

Veja 5 costumes comuns no trabalho na Áustria, mas não no Brasil, segundo executiva austríaca

Layane Serrano

26 de junho de 2024 às 14:53

Foto: (sem legenda) (Alexander Spatari/Getty Images)

Hinterbruehl é o nome da cidade austríaca onde a executiva Sarita Vollnhofer nasceu. Foi nessa cidade de 5 mil habitantes, próximo da capital Viena, que ela concluiu seus estudos em instituições públicas, se formou em Administração e conquistou o primeiro trabalho.

Foto: (sem legenda) (AzmanL/Getty Images)

Ao casar com um brasileiro e se mudar para o Brasil, Sarita além do português, aprendeu com a cultura brasileira outros costumes que não são tão comuns no ambiente de trabalho austríaco:

Foto: (sem legenda) (RUNSTUDIO/Getty Images)

Na Áustria:<br /> Pontualidade é sagrada. Chegar 5 minutos antes é a norma<br /> As reuniões são rápidas e objetivas

Foto: (sem legenda) (Cavan Images/Getty Images)

A comunicação na Áustria é direta e formal. Nada de rodeios. As pessoas dizem exatamente o que pensam.<br /> Não compartilham informação da vida pessoal no trabalho<br /> Almoço fora do escritório só em ocasiões especiais. O normal é comer na mesa ou pegar um sanduíche

Foto: Reunião de trabalho (Tempura/Divulgação)

No Brasil:<br /> A flexibilidade é a chave. "Cinco minutinhos" podem se estender. Um "já já" pode significar qualquer coisa entre 5 minutos e uma hora.<br /> Reuniões são quase um evento social. com direito a café, pão de queijo e bate-papo com amenidades.

Foto: (sem legenda) (Hispanolistic/Getty Images)

A comunicação é informal. Compartilhar coisas da vida pessoal é esperado.<br /> Reuniões mais longas. É normal uma introdução “quebra-gelo” antes das reuniões.<br /> Escovar os dentes no banheiro do escritório faz parte da rotina diária. Algo inimaginável na Áustria!

Para conhecer mais sobre a experiência da Sarita e as dicas para quem busca ter uma carreira internacional bem sucedida, veja mais nesta matéria da EXAME:

Os desafios de uma carreira internacional