8 de maio de 2024 às 11:22
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que mede a performance de uma pessoa ou equipe. Com ela, os times de RH e gestão conseguem medir a produtividade, qualidade das entregas, habilidades interpessoais e potencial de desenvolvimento dos colaboradores.
É possível aplicá-la sob diferentes óticas. Uma pessoa pode avaliar o próprio trabalho, o trabalho dos pares e do gestor. O gestor também pode receber essa avaliação dos seus pares, líder direto ou analistas de áreas que não lidera, mas tem algum contato no dia a dia.
O formato também é diverso: as perguntas podem ser feitas em forma de questionário com opções para escolher ou com um campo de texto, onde podem responder às questões de forma livre.
A avaliação de desempenho funciona como uma espécie de termômetro sobre a performance dos colaboradores, independente do cargo que ocupem.
Um gestor consegue entender se está cumprindo as expectativas do time e auxiliando no desenvolvimento profissional do grupo, ao mesmo tempo que consegue endereçar pontos de melhoria e de destaque na sua própria equipe.
Ao mesmo tempo, os colaboradores têm um “norte” a respeito da própria performance, conseguindo alinhar as expectativas com a gestão direta e com a empresa de forma geral.
Os 7 modelos mais comuns em empresas, cada um com objetivos específicos, geralmente, são: Autoavaliação; Avaliação individual; Avaliação de equipe; Avaliação da liderança; Avaliação em 360 graus; Avaliação de desempenho por competência; Avaliação por resultados