16 de setembro de 2024 às 19:19
Como manter a longevidade de uma carreira com sucesso? Diante dos desafios do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais competitivo, escolher uma profissão e conseguir evoluir nesta carreira pode ser considerada para muitos como sorte, para outros uma escolha.
Para o brasileiro Marcos Barros, ele considera como sorte ter conhecido bons profissionais no caminho, mas foram suas escolhas que o ajudaram a somar 25 anos de trabalho na Universal Destinations & Experiences e a alcançar o atual cargo de vice-presidente de marketing.
A Universal Destinations & Experiences pertence a NBCUniversal, grupo americano de indústria de mídia e entretenimento. Alcançar um cargo de destaque na empresa que comanda famosos parques temáticos e resorts em Orlando (EUA) é o resultado de uma trajetória que não envolve mágica
Com exclusividade à EXAME, o executivo Marcos Barros compartilha suas lições de carreira que o levaram a ter sucesso dentro e fora do Brasil por mais de duas décadas.
Antes de terminar a graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, Barros começou a trabalhar no setor financeiro. Apesar da experiência ser enriquecedora, ele sentia que ainda não era ali que ele desejava atuar.
“É preciso ter coragem para escolher o seu destino. Durante o programa eu percebi que a área financeira não era para mim e fui buscar outra experiência”, afirma Barros.
Em 1994, no último ano de faculdade, uma oportunidade inusitada surgiu: uma vaga na área de marketing de uma consultoria que representava os parques aquáticos Wet ‘n Wild no Brasil. Barros decidiu arriscar.
“Foi arriscando no novo que eu acabei bebendo dessa água da indústria de parques e entretenimento e nunca mais saí”, afirma Barros.
“Você precisa ser o CEO da sua carreira, apostando em algo que traga satisfação e propósito. É você que decide onde quer chegar”.
O convite para trabalhar na Universal Destination & Experiences chegou em 1999. A proposta foi para ser gestor do escritório da divisão de parques da Universal no Brasil.
O executivo percebeu uma oportunidade de crescimento da empresa na América Latin, foi tomou a iniciativa de ir para a escola e aprender o espanhol formalmente. Quando a oportunidade de dirigir operações fora do Brasil apareceu, Barros levantou a mão, porque estava preparado.
“Não podemos nunca parar de aprender. Temos que continuar estudando, absorvendo conteúdos relevantes para a carreira, porque o mundo não para", diz Barros.
Trabalhar em outro país tem seus bônus, mas também seus desafios. A começar pela cultura de trabalho americana, que, segundo Barros, é definida pela objetividade.
“O que te trouxe até aqui não vai necessariamente te levar adiante”, afirma o diretor de marketing da Universal, ao contar como foi essencial desenvolver uma nova rede de contatos e aprender as dinâmicas de trabalho no exterior.
O brasileiro Marcos Barros, que soma 25 anos de trabalho na Universal Destinations & Experiences, compartilhou mais dicas de carreira para quem busca ter sucesso e chegar a um cargo de liderança na área em que atua. Saiba mais nesta matéria da Exame: