Carreira

Quanto tempo é o ideal para permanecer em um emprego? Especialista em RH responde

Carolina Unzelte

1 de março de 2024 às 16:52

Foto: (sem legenda) (Divulgação: AscentXmedia/Getty Images)

Se o sonho dos baby boomers era ter a estabilidade de um emprego para a vida toda, 80% dos trabalhadores Gen Z, entre 18 e 24 anos, querem encontrar um novo trabalho, segundo pesquisa do Linkedin de 2023. 

Foto: curriculo-na-mao (AndreyPopov/Thinkstock)

Para os mais velhos, não era incomum a ideia de que um CV que reunisse várias posições, cada uma com pouco tempo de trabalho, era mal visto.

"Quando comecei minha carreira nos anos 1980, meus pais e todos os consultores de carreira diziam que você precisava ficar em um emprego por pelo menos cinco anos"

Foto: (sem legenda) ( NurPhoto /Getty Images)

Segundo Chris William, ex-VP de Recursos Humanos da Microsoft, em artigo para o Business Insider.

Foto: (sem legenda) (JLco - Julia Amaral/iStockphoto)

Para alguns, ficar 10 anos em uma empresa pode trazer a impressão de que se trata de um profissional acomodado, ou até mesmo desatualizado e que não encara novos desafios.

Foto: (sem legenda) (Freepik/)

Então, afinal, qual é o tempo adequado em um emprego? "Depende", diz Chris. 

Foto: (sem legenda) (Freepik/Freepik)

"Conquistas são mais importantes do que a permanência", diz ele. "O que um bom gerente de contratação procura é se você teve um impacto no negócio e se é alguém que consegue realizar coisas".

Foto: (sem legenda) (FG Trade/iStockphoto)

Alguns exemplos: participar ou liderar projetos importantes para o negócio, ou impactar métricas como receita, lucro ou satisfação de clientes. 

Foto: (sem legenda) (Getty Images/Reprodução)

"A maneira mais rápida de obter um salário maior hoje é trocar de emprego - ser contratado em outro lugar é muito mais fácil do que ser promovido internamente", diz Chris. 

Foto: (sem legenda) (vgajic/Getty Images)

No entanto, mudar de emprego ainda tem custos, alerta o especialista.

Foto: (sem legenda) (courtneyk/Getty Images)

"Você perde todas as conexões internas que trabalhou duro para construir. Essa rede ajuda a tornar seu trabalho mais fácil e muitas vezes mais agradável" diz.