Carreira

O que você precisa saber sobre compliance

Da Redação

11 de maio de 2024 às 20:15

Foto: Compliance (Towfiqu Photography/Getty Images)

O termo "compliance", adotado por empresas em todo o Brasil, vem do inglês, do verbo to comply. Em português, remete ao obedecimento, cumprimento de regras, normas ou diretrizes. 

Foto: (sem legenda) (vadimguzhva/Getty Images)

E é justamente esse o significado implementado no corporativo: um processo tão importante para proteger a imagem da empresa, estabelecer limites entre funcionários e clientes e manter conformidades jurídicas. 

Foto: Compliance e sua importância (Reprodução/Getty Images)

Em primeiro lugar, há a garantia de que a empresa estará agindo sob a conformidade legal, evitando processos ou multas. No Brasil, existem leis focadas em prevenção à lavagem de dinheiro e anticorrupção dentro das empresas. 

Foto: Gerente ou Diretor de compliance e controles internos (Reprodução/)

E falando em processos e multas, um dos principais pontos de importância do compliance é a possibilidade de gerir riscos financeiros. Caso identifique-se alguma ação que vá contra essas diretrizes, multas altíssimas podem ser aplicadas, prejudicando a operação de um negócio. 

Foto: (sem legenda) (null/)

A imagem também é preservada. Quando a empresa define diretrizes claras de compliance, evita o surgimento de casos que danificam completamente a imagem e reputação — algo que pode ser irrecuperável, dependendo da magnitude. 

Foto: (sem legenda) (Nicolas Forenza/Getty Images)

Além disso, o compliance garante que as vendas/negociações sejam feitas de forma justa, estritamente pensadas na qualidade do serviço ou produto adquirido, sem nenhum tipo de vantagem secundária atrelada.

Foto: (sem legenda) (Divulgação / iStock/)

Por fim, quando essas diretrizes são difundidas em toda a empresa, há o cultivo de uma cultura empresarial baseada na ética, colaboração, transparência e responsabilidade. 

Leia a matéria completa!