Carreira

O que você precisa saber sobre a lei de controle de ponto nas empresas

Da Redação

10 de maio de 2024 às 22:39

Foto: Sala de escritório (Divulgação/Getty Images)

O controle de ponto é um sistema que registra os horários de entrada, saída e intervalos dos seus colaboradores durante o expediente. Basicamente, toda a jornada de trabalho é contabilizada.

Foto: (sem legenda) (JLco - Julia Amaral/iStockphoto)

Existem diversas formas de fazer o controle, sendo manuais, eletrônicas ou mecânicas. Cada empresa deve entender a melhor ferramenta para si, dependendo do modelo de trabalho, quantidade de pessoas contratadas e o quanto desejam investir (financeiramente) no recurso. 

O importante é fazê-lo, já que o controle de ponto está previsto em lei. 

Foto: (sem legenda) (FG Trade/iStockphoto)

A CLT menciona o controle de ponto no artigo 74, modificado pela lei 13.874 de 2019. Fica determinado que o registro de ponto manual, eletrônico ou mecânico é obrigatório para empresas com mais de 20 colaboradores. 

Foto: Foto representando o trabalho home office: um homem sentado à frente do computador, com a tela em vídeochamada. (null/)

Cada colaborador deve ter seu comprovante de ponto emitido individualmente. Anteriormente, era exigido esse controle para empresas com mais de 10 funcionários. 

Foto: (sem legenda) (Charday Penn/Getty Images)

Além disso, esse registro deve ser feito em dispositivos certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pelo Ministério do Trabalho. 

Foto: (sem legenda) (koiguo/Getty Images)

Conforme as disposições legais, o controle de ponto por exceção (registrando apenas as atividades fora do horário regular de trabalho) é permitido. Geralmente, isso acontece mediante acordo individual ou convenção coletiva.

Leia a matéria completa!