Carreira

O benefício número 1 que mantém as pessoas felizes no trabalho, segundo executiva da Finlândia

Layane Serrano

17 de junho de 2024 às 19:13

Foto: O norte da Finlândia tem experimentado uma onda de calor excepcional em maio (afp/AFP Photo)

A Finlândia é o país mais feliz do mundo e, para levar esse sentimento para o mercado de trabalho, é preciso apostar em um grande benefício: a flexibilidade.

Foto: (sem legenda) (AFP/AFP)

Um dos fatores que contribui para a flexibilidade no mercado finlandês é a confiança que as empresas depositam nos funcionários, segundo a finlandesa Heidi Virta, diretora da Business Finland para a América Latina.

Foto: (sem legenda) (Maija Astikainen/Bloomberg/Getty Images)

“As pessoas na Finlândia confiam umas nas outras e isso permite um ambiente de trabalho flexível, porque a preocupação não é onde e quando a pessoa trabalha, mas o foco está nos resultados. Acreditamos na capacidade e nas palavras uns dos outros.”

Foto: Finlândia (Miemo Penttinen/Getty Images)

O mercado de trabalho finlandês também tem uma hierarquia horizontal e igualitária, ou seja, o CEO da empresa e os funcionários trabalham no mesmo ambiente, juntos, e qualquer pessoa tem acesso à diretoria.

“Isso torna o ambiente mais leve e flexível, pois há um ambiente de colaboração mútuo e de muito respeito.”

Foto: (sem legenda) (Marco Piunti/Getty Images)

Outro ponto que a executiva reforça e que garante o sucesso da flexibilidade no mercado de trabalho da Finlândia é a filosofia de Work Life Balance - equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Foto: Polícia da Finlândia após ataque com faca (Roni Lehti/Reuters)

A brasileira Brena Valéria da Cruz Cardoso se mudou para a Finlândia em 2023 para assumir o cargo de UX Designer na Neon Koi, empresa de games que faz parte da PlayStation Studios. Ela é uma dessas funcionárias que se sente feliz com a rotina do trabalho.

Leia a matéria completa!