8 de abril de 2024 às 10:00
Novas contratações exigem a atenção do time de RH ou DP, já que a lista de documentos para admissão é extensa e deve ser corretamente solicitada para garantir o bom fluxo do processo.
Esse grupo de documentos formaliza o início da relação entre empresa e colaborador e reúne informações importantes para que o trabalho possa ser iniciado.
Após a pandemia, a entrega dos documentos se digitalizou. Hoje em dia, boa parte das empresas utilizam softwares que realizam a admissão de colaboradores online. Os documentos admissionais são o primeiro passo no processo de formalização da relação entre trabalhador e empresa.
Preparamos um checklist com os documentos exigidos para CLT, estágio e Jovem Aprendiz, além de uma lista com documentos que não podem ser solicitados — sob o risco de penalização para a empresa.
O principal documento para estágio é o Termo de Compromisso de Estágio. É um documento que define as condições e obrigações entre o estagiário, a instituição de ensino e a empresa concedente de estágio, garantindo a conformidade com as normas e legislações vigentes.
No caso de profissionais CLT, a lista envolve uma série de documentos. Os principais são a Carteira de Trabalho Digital e cópia do RG e do CPF. Veja a relação completa a seguir:
Inscrição no PIS/Pasep; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital; Cópias do RG e do CPF; Cópia do comprovante de escolaridade; Certidão de nascimento (para trabalhadores solteiros); Certidão de casamento (para trabalhadores casados); Título de eleitor e mais.