Carreira

Geração Alpha já pode entrar no mercado de trabalho este ano – o que esperar desses profissionais?

Layane Serrano

1 de julho de 2024 às 22:16

Foto: Time de estagiários (Eva-Katalin/Getty Images)

A geração Alpha já pode entrar neste ano no mercado de trabalho. Nascidos a partir de 2010, jovens com 14 anos já estão aptos, segundo a legislação trabalhista brasileira, a terem empregos como aprendizes, durante 6 horas por dia, de forma que não atrapalhe seus estudos.

Foto: Grupo de jovens trabalhando: veja vagas de trainee e estágio (scyther5/Thinkstock)

Katia Machado, sócia-proprietária da Nautiluz, é uma das empresárias que já estão abrindo oportunidades para profissionais da geração Alpha. “Contratei recentemente dois aprendizes de 14 anos para realizarem atividades de apoio administrativo e eles estão se saindo muito bem".

Foto: (sem legenda) (foto/Thinkstock)

Com a chegada dessa nova geração no mercado, Fernando Brancaccio, sócio-diretor da FairJob, empresa especializada em análise de bem-estar de funcionários, lembra que o mercado de trabalho poderá contemplar a partir de 2024 cinco diferentes gerações

Foto: Como trabalhar em equipes com várias gerações diferentes? (Getty Images/Getty Images)

Baby boomers (1946-1964)<br /> Geração X (1965-1978)<br /> Millennials (1979-1990)<br /> Geração Z (1991-2010)<br /> Alpha (nascidos a partir de 2010)

Foto: Women and men learn computer robot innovations.Women and men invention technology workshop that is modern. (Me 3645 Studio/Getty Images)

“A geração Z já trouxe transformações significativas, mas a geração Alfa promete ser ainda mais impactante”, afirma Brancaccio.

“A nova geração será marcada por comunicação e aprendizados rápidos, consciência social muito forte e intolerância a discriminações”, diz o executivo.

Para ver o que essa nova geração trará de diferente para o mercado de trabalho e quais setores tendem a ser mais promissores no futuro do trabalho, veja essa matéria da EXAME:

Futuro do trabalho: