6 de novembro de 2024 às 17:23
Em meio à comunidade vibrante de brasileiros que vivem na Flórida, Estados Unidos, uma jovem carioca buscou inovar. Manuela Blatt, de 18 anos, foi morar em Miami há dois anos com seus pais e transformou a saudade do Brasil em um projeto que já impactou centenas de vidas.
Em 2022, Blatt teve a ideia de criar a “Brazil with an S”, uma rede de ensino de inglês on-line e voluntária voltada para alunos da rede pública no Brasil.
A ideia surgiu durante um jantar com seus pais sobre o privilégio de estudar fora do Brasil e as dificuldades enfrentadas por muitos jovens brasileiros que não têm as mesmas oportunidades de aprender o inglês.
Movida por esse sentimento, Blatt compartilhou a ideia com amigos e conhecidos para oferecer aulas de inglês de forma acessível e gratuita.
“Foi uma maneira de me reconectar com o Brasil e fazer a diferença, afinal, apenas 1% dos brasileiros falam fluente o idioma”, conta.
O nome do projeto é simbólico: reflete a forma como o Brasil é escrito em português, com “S” ao invés do “Z” utilizado em inglês. “Esse projeto me ajudou a também a me conectar com a minha origem. Sentia falta do jeito caloroso dos brasileiros”.
O projeto começou com apoio da diretora de uma escola pública no Rio de Janeiro. Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Celestino da Silva fizeram a primeira turma.
“A rede atraiu professores voluntários não só dos Estados Unidos, mas também de locais como Bali, Doha, Londres e de várias cidades do Brasil.”
Para saber o impacto do projeto da brasileira, veja a matéria na íntegra no site da EXAME: