8 de novembro de 2024 às 09:30
Cortes de tributos e relações com países em guerra – essas são algumas das propostas que Donald Trump prometeu em sua campanha este ano, mas há outra promessa que repercute dentro e fora do país: a deportação de imigrantes ilegais.
Durante a campanha, Trump foi incisivo sobre o tema em uma entrevista à revista americana Time. "Não vamos deixá-los no país. Vamos tirá-los".
O combate à imigração ilegal é uma das promessas que Trump pretende iniciar logo no início do seu mandato e promete impactar muitos estrangeiros que vivem contra as leis do país.
“Estima-se que a deportação em massa poderia impactar cerca de 1 milhão de pessoas ao ano”, afirma Talitha Krenk, advogada de imigração nos Estados Unidos no estado da Indiana.
As declarações de Trump, porém, deixam inseguros os brasileiros que trabalham ou que buscam entrar no mercado de trabalho dos Estados Unidos. Afinal, será possível imigrar e conseguir trabalho no país? O que muda para os imigrantes com a eleição do republicano?
Há dois tipos de imigração nos Estados Unidos: a legal e a ilegal. Fato é que a única que Donald Trump afirma que aceitará a partir de 2025 será a do estrangeiro que tiver documentação para entrada ou permanência no país.
“Isso ficou evidenciado, por exemplo, quando Trump declarou recentemente durante a campanha que estudantes estrangeiros que se graduam em faculdades americanas deveriam receber um Green Card automaticamente”, diz Krenk.
Para saber quais estados dos Estados Unidos mais atraem imigrantes, as renúncias do trabalhador ilegal e como ir trabalhar legalmente no país mais rico do mundo, veja a matéria na íntegra no site da EXAME.