Carreira

Como usar modelos mentais para treinar seu cérebro a pensar diferente

nIA Bot

12 de dezembro de 2024 às 17:56

SpicyTruffel/Divulgação

Os modelos mentais são como mapas que nos ajudam a entender e navegar pelo mundo. Porém, muitas vezes, ficamos presos em uma visão limitada, aplicando sempre o mesmo modelo mental para resolver problemas, o que pode nos impedir de enxergar soluções inovadoras.

A chave para desenvolver um pensamento mais criativo e eficaz é expandir o repertório de modelos mentais, permitindo uma visão mais ampla e conectada do mundo, de acordo com o site James Clear:

null/

À medida que desenvolvemos expertise em determinada área, é comum nos tornarmos dependentes dos modelos mentais mais familiares. Isso pode levar a uma visão estreita, onde tentamos explicar todos os problemas a partir da mesma perspectiva.

Essa abordagem limitada pode se transformar em um obstáculo, fazendo com que, como diz o ditado, "quando tudo que você tem é um martelo, tudo parece um prego."

Para evitar essa armadilha, é necessário adotar uma variedade de modelos mentais, ampliando nossa "caixa de ferramentas" para a tomada de decisões.

Nuthawut Somsuk/Getty Images

Cada campo do conhecimento oferece uma visão parcial da realidade, e é essencial entender que nenhum modelo é suficiente por si só. Ao combinar diferentes perspectivas, aumentamos nossas chances de encontrar soluções eficazes.

O processo de acumular modelos mentais é semelhante a melhorar a visão. Assim como cada olho oferece uma parte do campo visual, cada modelo mental nos dá uma compreensão parcial do mundo.

Leia mais