Carreira

Como usar a técnica da matriz de Eisenhower para saber o que priorizar nos estudos

nIA Bot, Luiz Anversa

20 de novembro de 2024 às 06:00

Oliver Tacke / Creative Commons/

Estudar de forma organizada é um desafio para muitas pessoas, especialmente quando se tem uma grande quantidade de conteúdos e prazos a cumprir. A matriz de Eisenhower também é conhecida como matriz de priorização.

Essa ferramenta classifica as tarefas em quatro quadrantes com base em sua urgência e importância. A matriz ajuda a visualizar suas tarefas e decidir o que deve ser feito imediatamente, o que pode ser agendado para mais tarde, o que pode ser delegado e o que pode ser descartado.

Divulgação: d3sign/Getty Images

Os 4 quadrantes são: Importante e urgente, importante e não urgente, não importante e urgente e não importante nem urgente.

Antes de usar a matriz, faça uma lista completa de tudo o que você precisa estudar. Inclua revisões, leituras, exercícios, projetos e qualquer outra atividade relacionada ao aprendizado. Seja detalhado ao listar as tarefas, para que a organização seja mais precisa.

Depois de classificar as tarefas, monte um cronograma semanal ou diário baseado nas prioridades definidas pela matriz de Eisenhower. Isso permitirá que você dedique mais tempo e energia às tarefas mais importantes e urgentes, enquanto mantém as menos importantes sob controle.

Reprodução /

As prioridades podem mudar ao longo do tempo, então é importante revisar a matriz de Eisenhower regularmente para ajustar o foco. Isso é especialmente útil em períodos de provas, quando a urgência e a importância das tarefas aumentam significativamente.

A matriz de Eisenhower é uma ferramenta poderosa para quem busca organizar os estudos e maximizar a produtividade. Ao aplicar essa técnica, você pode se concentrar no que realmente importa, melhorar a gestão do tempo e reduzir a sobrecarga mental.

Leia mais