10 de maio de 2024 às 23:18
Empresas que desenvolvem e executam um bom planejamento financeiro empresarial têm a segurança de que agirão de forma estratégica, com objetivos claros e métricas de acompanhamento eficientes.
Essas características são fundamentais para melhorar a saúde financeira de um negócio, independente do seu tamanho. Pense nessa ferramenta uma espécie de base, alicerce.
Além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, você deve ser capaz de gerir os recursos internos de forma saudável, levando em consideração todo o potencial de crescimento da empresa e o que é preciso para chegar lá.
O planejamento financeiro empresarial é uma espécie de "norte" que a empresa deverá seguir para cumprir os objetivos estabelecidos ao iniciar um ano, semestre ou trimestre, por exemplo.
É elaborado em forma de um documento, que inclui os objetivos, ações necessárias para alcançá-los e possíveis percalços que deverão ser superados no caminho.
É importante ter em mente que o planejamento é uma projeção, ou seja, quando criado, trabalha com previsões de onde a empresa irá chegar — em termos financeiros — e o que é preciso para alcançar esse resultado.
Com essa ferramenta, o time é capaz de estimar métricas importantes para a saúde financeira de um negócio, como margem de lucro e fluxo de caixa futuros.