Carreira

Com salário médio de 4 mil euros, esse país europeu quer atrair brasileiros – veja perfil requerido

Layane Serrano

6 de novembro de 2024 às 17:40

Cindy Wilk / Viagem e Turismo/

A Lituânia está emergindo como um destino atraente para profissionais brasileiros que buscam qualidade de vida, salários competitivos e um ambiente acolhedor – mas as oportunidades não são para todos os profissionais.

Pinkypills/Thinkstock

A demanda da Lituânia por certos profissionais tem relação com o setor que está movimentando a economia do país, como tecnologia da informação e finanças.

Google/Divulgação

O país precisa atrair talentos para o setor de tecnologia para suprir a demanda crescente das empresas que se estabeleceram por lá. Grandes nomes como Nord Security, Vinted, Google, Hostinger e Wix já têm operações no país, mas enfrentam escassez de profissionais qualificados.

Freepik/

Com este cenário, a Lituânia busca por profissionais com experiência em ciência da computação, engenharia de software, análise de dados, machine learning e inteligência artificial.

Getty Images/Getty Images

Outro requisito envolve a comunicação. O idioma local é o lituano, mas o ensino do inglês é comum nas escolas e por isso a maior parte da população também domina o inglês.

Thinkstock/

Além da necessidade de formação voltada para tecnologia e do idioma inglês, o país busca por profissionais mais experientes, geralmente com cinco anos ou mais de atuação em suas áreas de especialização.

Malte Mueller/Getty Images

Com essa lista de recomendações, o país busca valorizar o funcionário com um salário que se destaque na Europa. A média salarial na Lituana para esses profissionais é de 4.500 euros.

Para conhecer os benefícios que esses funcionários possuem tanto das empresas quanto do governo lituano, acesse a matéria na íntegra disponível no site da EXAME.

EMPREGO NO EXTERIOR