Carreira

Boazinha, bombeira ou CLTreta? Qual perfil emocional reflete o seu jeito de trabalhar?

Layane Serrano

11 de novembro de 2024 às 10:14

WeAre/Getty Images

Segundo a mentora de liderança Isabelle Guarnieri, que se especializou em ajudar profissionais a alcançarem cargos de destaque, algumas características frequentemente associadas a padrões comportamentais podem limitar o potencial de ascensão profissional.

praetorianphoto/Getty Images

A boazinha. Comum no início da carreira, esse perfil é caracterizado por uma busca constante por validação e aprovação. “Eu era assim no mercado financeiro. Tinha medo de errar, pedia desculpas por tudo e buscava agradar demais.

Freepik/

A bombeira<br /> Esse perfil se manifesta em profissionais que assumem mais responsabilidades do que podem gerir, acreditando que esforço excessivo é o caminho para a promoção.

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A CLTreta<br /> Esse perfil aparece em profissionais que, ao não se sentir reconhecidos, entram em um ciclo de rebeldia e distanciamento. “A CLTreta pensa: ‘Não estou aqui para fazer amigos, só quero minha hora extra.’

Freepik/

Sim, existe um perfil ideal!<br /> O oposto desses perfis limitantes é o que Guarnieri chama de “vai sozinha”: uma pessoa autogerida, colaborativa e resolutiva. Esse profissional combina comportamento maduro com alta capacidade técnica.<br /> <br />

Qual perfil emocional reflete o seu jeito de trabalhar?