Carreira

76% dos profissionais tem medo de perder o emprego para a IA; saiba como se atualizar

Layane Serrano

6 de fevereiro de 2024 às 12:46

Foto: ChatGPT icon displayed on a phone screen is seen in this illustration photo taken in Krakow, Poland on September 26, 2023. (Jakub Porzycki/Getty Images)

Três em cada quatro profissionais brasileiros acreditam que a inteligência artificial substituirá seus empregos. É o que aponta o estudo da Page Interim, unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento e seleção.

Foto: Chatbot powered by AI. Transforming Industries and customer service. Yellow chatbot icon over smart phone in action. Modern 3D render (da-kuk/Getty Images)

De acordo com a pesquisa, 76,6% dos brasileiros respondentes creem que a IA afetará parcialmente os postos de trabalho na área em que atuam.

Foto: (sem legenda) (Philipp von Ditfurth/Getty Images)

O que fazer para se destacar no mercado usando a IA? O primeiro passo é acompanhar quem se destaca na área de IA, afirma Thomas Costa, head comercial do Infojobs e especialista em software de RH no Pandapé.

“Para se envolver no mundo da IA sugiro olhar para os grandes players internacionais, principalmente potências na China e EUA. Hoje, já existem alguns especialistas em IA no Brasil e acredito que o ponto de partida é segui-los nas redes sociais [...]"

Foto: Avanço da IA: evento da Meta, nos EUA, trouxe novos chatbots voltados para a produtividade (Bloomberg/Getty Images)

Outra medida que pode ser adotada para não ficar desatualizado é desenvolver uma cultura de proximidade e inovação com a tecnologia, segundo Maiara Muraro, vice-presidente de Marketing, Inovação e Comercial da Avivatec.

“O ideal é começar com a compreensão de conceitos básicos, como machine learning, deep learning, cloud Computing e algoritmos de IA.", diz Maiara

Foto: O futuro da IA chega mais rápido do que os humanos conseguem acompanhar. Sendo assim, quem vence a corrida da IA, vence a corrida econômica. (Umnat Seebuaphan/iStockphoto)

Dados recentes mostram que o mercado brasileiro de tecnologia da informação (TI) está em expansão globalmente. Segundo a projeção do IDC, o setor deve crescer 11% na América Latina em 2024.

Leia a matéria completa