Carreira

3 tipos de perguntas que grandes líderes não fazem

Carolina Unzelte

16 de julho de 2024 às 16:36

"Um grande líder não tem todas as respostas, mas é capaz de fazer as perguntas certas que incentivem sua equipe a encontrar essas respostas por si mesmos"

Foto: (sem legenda) (Morsa Images/Getty Images)

Essa é a opinião de Devin Gage, fundador do EngagePersonalTraining.com e é reconhecido como um líder de pensamento na indústria fitness, em artigo para a publicação Inc.

Foto: (sem legenda) (Divulgação: fizkes/Getty Images)

Gage também seleciona as perguntas que grandes líderes nunca fariam para sua equipe. Segundo ele, se tratam de armadilhas, e que evitá-las ajuda a elevar os outros ao seu redor.  

Foto: (sem legenda) (courtneyk/Getty Images)

Sabe quando alguém te pergunta várias coisas e você nem lembra mais o que tem de responder? Há vezes em que líderes fazem isso inconscientemente, explica Gage.

Foto: (sem legenda) (Freepik/Freepik)

"Esse "empilhamento" pode diluir o foco da conversa e dificultar para sua equipe fornecer respostas significativas", escreve.

Foto: Mulher em pé atrás de uma mesa, com outros executivos sentados à sua direita e esquerda e a aplaudindo (Martin Barraud/iStockphoto)

Começar perguntas com "por que" frequentemente soa como acusatório, provocando respostas defensivas.

Foto: (sem legenda) (FG Trade/iStockphoto)

Para evitar isso, substitua por "como" ou "o que". Por exemplo, em vez de perguntar "Por que esse projeto falhou?", considere "Quais fatores contribuíram para os desafios do projeto?".

Foto: Professor cumprimenta aluno em sala de aula (andreswd/iStockphoto)

É uma mudança pequena, mas que estimula um diálogo mais produtivo, com foco em mudanças e soluções, ao invés de acusações.

Foto: (sem legenda) (Compass/Comgás/Divulgação)

"Os líderes às vezes fazem perguntas projetadas apenas para reafirmar seus pontos de vista ou decisões, buscando concordância em vez de input ou ideias genuínas", diz Gage.

Foto: Líder mulher falando com sua equipe (Hinterhaus Productions/Getty Images)

Para não cair nesse tipo de armadilha, faça perguntas genuínas, que realmente buscam outras perspectivas.