Carreira

3 em cada 4 reuniões poderiam ter sido um email, diz pesquisa

Carolina Unzelte

22 de março de 2024 às 17:05

Foto: (sem legenda) (fotostorm/Getty Images)

Cinco mil trabalhadores em quatro continentes participaram de uma pesquisa realizada pela gigante de software australiana Atlassian sobre produtividade no ambiente de trabalho.

As conclusões são aquelas que a maioria já suspeita: as reuniões são ineficazes na disseminação de informações, no estímulo à colaboração e na realização de tarefas em 72% dos casos.

Foto: High angle shot of a team of businesspeople meeting around the boardroom table in the office (Divulgação / Getty Images/)

Isso significa que, em média, 3 em cada 4 reuniões realmente poderiam ter sido substituídas por um email.

Foto: Screen view group video call, team brainstorming, negotiating online, sharing ideas, four people friends engaged in conference, internet meeting, using webcam and social media app, virtual event (Divulgação: fizkes/Getty Images)

A pesquisa também descobriu que um pequeno grupo de pessoas frequentemente controla a conversa, deixando de fora os participantes mais silenciosos que perdem a chance de contribuir.

Foto: Business people in large modern meeting room (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Em segundo lugar, as reuniões frequentemente não fazem os projetos avançarem. 77% dos respondentes disseram que todas as reuniões são para criar mais reuniões.

Foto: A group of colleagues sitting in front of a large, green plant display and having a meeting together in a modern office environment. (Tom Werner/Getty Images)

A pesquisa também identificou um fenômeno chamado de "caos conversacional", que é quando uma reunião sem uma pauta sai dos trilhos e se desvia pela falta de foco.

Foto: (sem legenda) (Divulgação: Luis Alvarez/Getty Images)

Outro estudo recente feito pela universidade de Yale confirmou que as reuniões pelo Zoom falham em estimular a atividade cerebral da conexão pessoal.

Leia mais