22 de março de 2024 às 17:05
Cinco mil trabalhadores em quatro continentes participaram de uma pesquisa realizada pela gigante de software australiana Atlassian sobre produtividade no ambiente de trabalho.
As conclusões são aquelas que a maioria já suspeita: as reuniões são ineficazes na disseminação de informações, no estímulo à colaboração e na realização de tarefas em 72% dos casos.
Isso significa que, em média, 3 em cada 4 reuniões realmente poderiam ter sido substituídas por um email.
A pesquisa também descobriu que um pequeno grupo de pessoas frequentemente controla a conversa, deixando de fora os participantes mais silenciosos que perdem a chance de contribuir.
Em segundo lugar, as reuniões frequentemente não fazem os projetos avançarem. 77% dos respondentes disseram que todas as reuniões são para criar mais reuniões.
A pesquisa também identificou um fenômeno chamado de "caos conversacional", que é quando uma reunião sem uma pauta sai dos trilhos e se desvia pela falta de foco.
Outro estudo recente feito pela universidade de Yale confirmou que as reuniões pelo Zoom falham em estimular a atividade cerebral da conexão pessoal.