Brasil

Linha 6-laranja: como está o andamento das obras? EXAME visitou as instalações

Rafael Balago

21 de maio de 2024 às 12:13

Germano Lüders /Exame

A linha 6-laranja do metrô está avançando pelo subsolo de São Paulo. O ramal, que vai conectar a Brasilândia a São Joaquim, deve ter seu primeiro trecho aberto em 2026, prevê a construtora Acciona.

Germano Lüders /Exame

A EXAME visitou as obras da estação Santa Marina, onde as plataformas e lajes já estão prontas, à espera do acabamento.

"Hoje temos a previsão de entregar a obra parcialmente, no segundo semestre de 2026, com o trecho de Brasilândia a Perdizes. E a operação completa entre setembro e outubro de 2027", diz André de Angelo, diretor para o Brasil da Acciona.

Germano Lüders /Exame

A estação Santa Marina é a que está com as obras mais adiantadas, com 62% de conclusão. Já foi erguida parte da estrutura da cobertura de entrada, que ficará em uma nova praça a ser aberta perto da Unip Marquês, no começo da avenida Marquês de São Vicente, na Lapa.

Germano Lüders /Exame

Descendo as escadas, já é possível caminhar pelas lajes que receberão as bilheterias, linhas de bloqueio e, um nível mais abaixo, as plataformas. Ainda não há piso nem pintura das paredes, mas alguns azulejos foram colocados em algumas partes, para mostrar como ficará a decoração

O estilo arquitetônico será parecido com os da linha 4-amarela e 5-lilás, pois elas foram projetadas pelo Metrô de São Paulo na mesma época.

Germano Lüders /Exame

Os túneis são abertos por tuneladoras, apelidadas de "tatuzão", que retiram a terra e, ao mesmo tempo, aplicam placas de concreto para firmar as paredes do túnel, em formato circular.

Leia mais