Brasil

Fim da greve nas federais: governo e professores assinam acordo nesta quinta-feira

Da redação, com agências

27 de junho de 2024 às 18:27

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Os representantes do sindicato dos professores e do governo irão se reunir nesta quinta-feira, 27, no Ministério de Gestão e Inovação (MGI), em Brasília, às 17h, para assinar o acordo de fim da greve dos docentes de universidades e institutos federais.

USP/Divulgação

A greve, iniciada em abril durou 69 dias depois que, no último domingo, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) anunciou que irá assinar o acordo proposto pelo governo.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/Facebook/Reprodução

Antes do comunicado unificado oficial, diversas universidades estavam retomando as aulas de forma independente.

Wikimedia Commons/Wikimedia Commons

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que representa os técnicos administrativos e docentes de institutos federais, também realizou votação interna e decidiu concordar comas propostas do governo.

EXAME/Exame

O sindicato do Colégio Pedro II compartilhou nas redes sociais essa decisão. Apesar das decisões, a federação que representa os técnicos administrativos — tanto dos institutos quanto das universidades —

DANIEL TEIXEIRA/Estadão Conteúdo

A Fasubra, demonstra insatisfação e avalia que não terá tempo de discutir o eventual fim da greve com todos os estados dentro do prazo estipulado pelo governo.

USP Imagens/

Sem os tecnicos funcionamento completo das instituições fica prejudicado, uma vez que esses profissionais são responsáveis por gerenciar laboratórios, bibliotecas e outros espaços usados pelos estudantes durante as aulas.

Leia a matéria completa!