Brasil

Estes são os 20 lugares mais visitados do Rio de Janeiro - 8º e 9º surpreendem

Da redação, com agências

30 de março de 2024 às 13:56

Foto: Corcovado no Rio de Janeiro (Getty Images/Getty Images)

Um anuário que a prefeitura do Rio lança nos próximos dias com dados inéditos mostra a quantidade de visitantes em 20 dos principais atrativos cariocas.

Se o estudo confirma que uma das praias mais famosas do mundo mantém seu reinado, ele revela também surpresas, com a Catedral Metropolitana, as favelas da Rocinha e do Vidigal e a região da Pequena África — com o burburinho da Pedra do Sal e do Largo de São Francisco da Prainha.

Foto: (sem legenda) (ViewApart/Getty Images)

Para se chegar aos números, o levantamento encomendado pela Secretaria municipal de Turismo se baseou na geolocalização de telefones celulares.

Foto: Orla de Copacabana-Leme (Wikimedia Commons/)

A Princesinha do Mar continua imbatível como destino turístico preferido na Cidade Maravilhosa. Em 2023, a Praia de Copacabana e a orla do Leme receberam 6,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, segundo um anuário que a prefeitura do Rio lança nos próximos dias.

Foto: Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro - Crédito: Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação (Alexandre Macieira | Riotur/Divulgação)

O segundo do ranking em quantidade de visitantes entre os 20 dos principais atrativos cariocas é o Parque do Flamengo, que recebeu 4 milhões de visitantes. Uma quebra de expectativas.

Foto: Praia de Ipanema com vista para o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea - Alexandre Macieira/ Riotur/ Divulgação ( Alexandre Macieira | Riotur/Divulgação)

Em terceiro lugar, estão as famosas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon, que receberam 2,8 milhões de turistas em 2023.

Foto: Vista aérea da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Didac Freund/Wikimedia Commons/)

Na quarta posição, com 1,8 milhão de turistas ao longo do ano passado, está a Praia da Barra da Tijuca, bairro que é foco da expansão imobiliária na cidade há décadas.

Foto: 1º lugar: Rio de Janeiro (RJ) (Buda Mendes/Getty Images/Getty Images)

Fechando o top 5, está outro cartão postal da cidade: a Lagoa Rodrigo de Freitas, por onde 1,6 milhão de turistas passaram em 2023.

Foto: Praia da Macumba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Crédito: Rafael Catarcione/ Riotur /Divulgação (Rafael Catarcione/ Riotur/Divulgação)

Na sequência, as praias da Macumba, Recreio e Pontal, na zona oeste, receberam 1,5 milhão de visitantes no ano passado.

Foto: Arcos da Lapa (Wikimedia Commons/Divulgação)

Famosa pela boemia e pela vida noturna, a Lapa, na região central do Rio, recebeu 1,4 milhão de visitantes em 2023.

Foto: (sem legenda) (Dado Galdieri/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)

A favela do Vidigal, com uma das melhores vistas da cidade e próxima do Leblon, figura na oitava posição do ranking e somou 965,7 mil turistas em 2023, superando até o estádio do Maracanã.

Foto: Bairro Maracanã no Rio de Janeiro (Google Maps/Reprodução)

Um dos mais famosos destinos do futebol mundial, o estádio do Maracanã, na zona norte da cidade, foi a 9ª atração mais visitada, com 939 mil turistas.

Foto: Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (iStockphoto/Getty Images)

A favela da Rocinha, maior da cidade com 72 mil habitantes, ocupou a décima posição do ranking com 544 mil turistas durante o ano de 2023.

Foto: Imagem da Pedra do Sal, na região da Pequena África, no Rio de Janeiro, que desponta como uma das principais atrações turísticas (RioTur/Divulgação)

No segundo pelotão do ranking, algumas gratas surpresas: 11 - Catedral Metropolitana: 541 mil turistas; 12 - Pequena África: 526 mil turistas; 13 - Centro de Tradições Nordestinas: 414 mil turistas; <br /> 14 - Pão de Açúcar: 378 mil turistas; 15 - Boulevard Olímpico: 304 mil turistas.

Foto: (sem legenda) (null/)

Por fim, alguns cartões postais famosos completam a lista: 16 - Cristo Redentor: 273 mil turistas; 17 - Jardim Botânico: 210 mil turistas; 18 - Escadaria Selarón: 189 mil turistas; 19 - CCBB/Correios: 166 mil turistas; 20 - Parque Nacional da Tijuca (sede): 77 mil turistas.

Os pontos turísticos mais visitados do Rio - e algumas (gratas) surpresas