Brasil

Escolas de SP voltam às aulas com mais matemática e português; educação financeira é novidade

André Martins

19 de fevereiro de 2024 às 18:19

SEDUC/Divulgação

As mais de 5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo iniciam o ano letivo na última quinta-feira, 15, com o ensino médio reformulado e mais aulas de matemática e português.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP)3 milhões de alunos voltam às aulas.

Leandro Fonseca/Exame

Anunciadas em julho do ano passado pela administração estadual, as mudanças no currículo escolar paulista atingem os estudantes dos anos finais do ensino fundamental 2 (6º a 9º ano) e das três séries do ensino médio. O currículo do fundamental 1 não foi alterado.

A Seduc-SP reduziu o total de itinerários formativos e inseriu novas disciplinas na grade escolar. As novas matérias serão Educação Financeira, Projeto de Vida, Redação e Leitura e Aceleração para Vestibular.

Patricia Monteiro/Bloomberg/Getty Images

Os estudantes do ensino fundamental 2 também terão duas aulas semanais de tecnologia e inovação ao invés de uma. A secretaria ainda criou a disciplina de orientação de estudos.

A grade, que tinha 12 itinerários formativos em 2023, terá três opções de aprofundamento a partir deste ano: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

AJ_Watt/iStockphoto

Os itinerários são escolhidos pelos alunos do primeiro ano do ensino médio, sendo que o aprofundamento é cursado durante a 2ª e 3ª séries.

Leia a matéria completa