Brasil

Aprovação de Lula sobe e atinge melhor patamar desde dezembro de 2023, veja números

André Martins

10 de julho de 2024 às 11:45

Foto: (sem legenda) (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou recuperação e voltou a subir após duas quedas consecutivas no inicio 2024, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10.

O percentual de brasileiros que aprovam o trabalho do presidente subiu de 50% para 54% neste mês de julho, enquanto a desaprovação caiu de 47% para 43%. Cerca de 4% não sabem ou não responderam sobre o governo do petista.

Foto: (sem legenda) (Mandel Ngan/AFP)

Com o resultado, Lula volta a ter a mesma aprovação registrada pelo levantamento em dezembro de 2023, antes das quedas registradas em fevereiro e maio. No último levantamento, a aprovação e desaprovação estavam empatadas tecnicamente.

Segundo a pesquisa, a melhora da aprovação do presidente foi puxada pela população que ganha até dois salários mínimos, parcela na qual a aprovação subiu de 62% para 69% e a desaprovação recuou de 35% para 26%, e pelos entrevistados que têm entre 35 e 59 anos.

Foto: (sem legenda) (Ricardo Stuckert / PR/ Flickr/Divulgação)

A Quaest perguntou a opinião dos eleitores sobre as entrevistas recentes de Lula a rádios, e constatou que 41% tomaram conhecimento e 59% não ouviram falar. A ampla maioria dos entrevistados concorda com as opiniões do presidente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de julho. Foram 2.000 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Veja a pesquisa completa