2 de outubro de 2024 às 15:14
O Brasil é o maior produtor mundial de café. De acordo com a Conab, o país colheu 55 milhões de sacas na safra 2023/2024 — Vietnã e Colômbia ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
O país lidera as exportações mundiais de café. Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (SCRI), nos primeiros oito meses deste ano, o Brasil exportou US$ 7,17 bilhões em café.
O valor é 45% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Ao todo, foram comercializadas 1,82 milhões de toneladas, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Mapa.
Por aqui, os principais grãos produzidos são o café arábica e o conilon, também conhecido como robusta.
De acordo com a Coordenação Geral do Café (CGCAF/Mapa), o arábica é cultivado em regiões de maior altitude e clima mais ameno, sendo apreciado pelo sabor suave, aromático e complexo, com menor teor de cafeína.
O conilon é uma variedade da espécie Coffea canephora, assim como o robusta, e é especialmente cultivado no estado de Rondônia.
Ambas as variedades compartilham características semelhantes, incluindo uma maior resistência a pragas e a condições climáticas adversas.
Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
O café conilon representa aproximadamente 30% da produção, destacando-se nos estados do Espírito Santo e Rondônia, este último também produtor de robusta.