EXAME Agro

Quais as diferenças entre sítio, chácara, fazenda e rancho?

Da Redação

21 de maio de 2024 às 16:28

PABLO PORCIUNCULA/AFP/Getty Images

Embora esses termos sejam muitas vezes usados de forma intercambiável, cada um deles possui características distintas que os diferenciam. No momento de investir em um imóvel rural, por exemplo, é importante saber quais as características.

Dado Galdieri/Bloomberg via Getty Images/Getty Images

De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais, que podem variar entre os tipos de propriedade. Entenda a seguir a diferença entre elas.

Patricia Monteiro/Bloomberg/Getty Images

O que é uma fazenda? Uma fazenda é uma propriedade rural caracterizada pelo cultivo de plantas ou criação de animais em larga escala, com o objetivo principal de produzir alimentos ou commodities agrícolas.

Elas podem envolver cultivo de grãos, criação de animais para consumo, como gado, aves ou suínos, ou produção de laticínios. As fazendas são, em geral, estruturas complexas e economicamente orientadas à produtividade. O valor da terra também costuma ser mais valorizado.

O que é um rancho? Um rancho é uma propriedade rural de tamanho variável, geralmente associada a atividades pecuárias ou de criação de animais. Tradicionalmente, um rancho é caracterizado por extensas áreas de pastagem e pela presença de gado bovino.

Andree Nery/Getty Images

Qual a diferença entre sítio e chácara? Os sítios são frequentemente associados a atividades agrícolas, como cultivo de vegetais, pomares ou hortas, também de extensão variável. Já a chácara, ainda que seja usada para hortas e pomares, costuma ser em menor escala.

Tanto sítios quanto chácaras são associados a áreas de lazer e fins residenciais. Uma das características que os diferenciam é a localização. Chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, enquanto os sítios costumam ser mais afastados.

Leia mais