7 de fevereiro de 2024 às 11:55
De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais, que podem variar entre os tipos de propriedade. Entenda a seguir a diferença entre elas.
Existem termos frequentemente usados para descrever propriedades rurais, como rancho, sítio, fazenda e chácara. Embora esses termos sejam muitas vezes usados de forma intercambiável, cada um deles possui características distintas que os diferenciam.
O que é uma fazenda? Uma fazenda é uma propriedade rural caracterizada pelo cultivo de plantas ou criação de animais em larga escala, com o objetivo principal de produzir alimentos ou commodities agrícolas.
O que é um rancho? Um rancho é uma propriedade rural de tamanho variável, geralmente associada a atividades pecuárias ou de criação de animais.
Qual a diferença entre sítio e chácara? Os sítios são frequentemente associados a atividades agrícolas, como cultivo de vegetais, pomares ou hortas, também de extensão variável.
Tanto sítios quanto chácaras são associados a áreas de lazer e fins residenciais. Uma das características que os diferenciam é a localização. Chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, enquanto os sítios costumam ser mais afastados.