EXAME Agro

Prazo para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural já começou

César H. S. Rezende

20 de junho de 2024 às 15:12

Foto: Dawn on a farm in the Paiquere district of Londrina in Brazil with the sunset over the clouds with the rays of the sun and the fog over the wheat plantation with the waves of the relief and the forest at the back of the farm. (FLAVIO BENEDITO CONCEIÇÃO/Getty Images)

Começou no dia 18 de junho e vai até o dia 18 de julho o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024.

Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o CCIR comprova a inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e garante o acesso a uma série de direitos e benefícios essenciais para o agronegócio.

Foto: (sem legenda) (ilkercelik/Getty Images)

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

Como emitir o CCIR 2024: O processo de emissão do CCIR é simples e pode ser feito online no site do Incra ou presencialmente em uma unidade do órgão.

Para solicitar o CCIR, é necessário ter em mãos os documentos do imóvel rural, como CPF ou CNPJ do titular, título definitivo ou provisório de terra e certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CAR).

A emissão do documento é gratuita, mas caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no SNCR, o CCIR não estará disponível para emissão.

Leia mais