César H. S. Rezende
27 de fevereiro de 2025 às 16:40
A história de Alysson Paolinelli é uma verdadeira epopeia agrícola, marcada por sua visão pioneira que transformou o Cerrado em um dos maiores celeiros agrícolas do mundo.
Nascido em 1936, Paolinelli foi fundamental na revolução agrícola do Brasil, liderando a Embrapa nos anos 1970 e desenvolvendo o plantio direto na soja, técnica que garantiu maior sustentabilidade e produtividade na região.
Hoje, o Cerrado representa 60% da produção agrícola brasileira e 22% das exportações globais de soja. "Com o trabalho de Paolinelli, o Cerrado deixou de ser solo pobre e se tornou um gigante agrícola", afirma Ivan Wedekin, um dos organizadores do livro sobre o agrônomo.
Paolinelli também teve impacto internacional, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e se tornando uma referência mundial. "Se não fosse ele, o Brasil não teria a agricultura que tem hoje", afirmou Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura.
Seu legado segue vivo, com o Brasil batendo recordes de produção de soja e milho na safra 2024/25, consolidando sua posição como líder no agronegócio global.