EXAME Agro

Conheça a orquídea recém-descoberta no Paraná que corre risco de extinção

César H. S. Rezende

28 de agosto de 2024 às 15:44

Mathias E. Engels/LSEMP/UFPR/

Durante uma trilha na Serra do Mar, próxima ao Pico Paraná — uma das montanhas mais altas do Sul do Brasil —, o botânico Mathias Engels descobriu uma pequena orquídea de flores verdes que chamou sua atenção.

Em entrevista ao Ciência UFPR, site de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná, Engels contou que não sabia que a planta era uma nova espécie.

Mathias E. Engels/LSEMP/UFPR/

A planta, originalmente descoberta em 1947 pelo botânico curitibano Gerdt Hatschbach, foi finalmente reconhecida e descrita em detalhes graças à coleta realizada por Mathias Engels em 2019.

Segundo o site, a amostra coletada por Engels e depositada no Herbário UPCB do Departamento de Botânica da UFPR foi fonte de pesquisa do grupo CNPq “Sistemática e Ecologia Molecular de Plantas”.

Mathias E. Engels/LSEMP/UFPR/

A espécie, pertencente à família das orquídeas do gênero Malaxis, foi recentemente batizada de *Malaxis engelsii* em homenagem a Mathias.

Apesar de ser uma descoberta recente, a espécie Malaxis engelsii já é considerada por cientistas como apta para ser classificada como "em perigo" pelo sistema da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Mathias E. Engels/LSEMP/UFPR/

A avaliação leva em conta o número limitado de registros da espécie, bem como a qualidade e a extensão de seu habitat.

A condição serve como guia para identificação de áreas que mais necessitam de ações de preservação voltadas para proteção da biodiversidade, segundo a Ciência UFPR.

São Paulo aposta em Rota dos Vinhos Paulistas para emplacar setor vinícola no estado