10 de setembro de 2024 às 10:50
As mudanças climáticas estão criando condições favoráveis para um fungo que provoca uma doença capaz de afetar a produção de trigo.
A doença tem potencial de afetar 13,5 milhões de hectares de trigo e risco de reduzir em 13% a produção mundial do grão.
As projeções são do estudo Vulnerabilidade da produção de trigo à brusone sob mudanças do clima publicado na Nature Climate Change.
O desenvolvimento do fungo é favorecido por altas temperaturas e umidade, condições presentes em países de clima tropical e subtropical, diz o pesquisador da Embrapa Trigo (RS), José Maurício Fernandes.
A brusone é causada por um fungo, o Pyricularia oryzae Triticum (Magnaporthe oryzae patótipo Triticum), que ataca folhas e espigas, com danos que podem comprometer até 100% do rendimemento do cereal.
De acordo com a Embrapa, nos últimos anos, lavouras com brusone têm sido observadas ao norte de Bangladesh, onde o fungo sobrevive ao clima seco e às baixas temperaturas durante a safra de trigo.
As temperaturas mais altas durante o inverno no Rio Grande do Sul desencadearam surtos localizados de brusone na safra de trigo de 2023. A situação foi especialmente grave na região noroeste do estado, onde as mínimas mantiveram-se acima de 15 ºC durante toda a safra.
Com exceção da Antártida, a brusone do trigo pode se favorecer com as mudanças climáticas e chegar a todos os continentes.