24 de setembro de 2024 às 15:31
Uma pesquisa da Embrapa mostrou que a principal doença da cana-de-açúcar pode ser danosa também para o sorgo.
Segundo a Embrapa, de modo geral, os resultados do estudo, que utilizou híbridos comerciais comumente plantados no Brasil, mostraram suscetibilidade do sorgo granífero à broca-da-cana-de-açúcar, também conhecida por broca-do-colmo.
A broca-da-cana-de-açúcar é uma das principais pragas do sorgo, dependendo da densidade populacional desse inseto no campo.
Por passar despercebida, a broca vive escondida dentro do colmo da planta do sorgo. Seus prejuízos foram medidos, pela primeira vez nesse trabalho e, dependendo do híbrido, pode alcançar em torno de 50% da produção.
Muitos desses prejuízos têm sido controlados com uso de inseticidas, tanto para lagarta-do-cartucho quanto para o pulgão-do-sorgo, diz uma das pesquisadoras do estudo.
A broca-do-colmo foi capaz de causar perdas de produtividade de até 100% em casos mais severos, quando as plantas não foram tratadas com inseticida em híbrido menos tolerante, afirmou a Embrapa.
Segundo o órgão, o estudo foi pioneiro ao determinar o limiar de ganho e o nível de dano econômico causado pelo ataque dessa lagarta em híbridos de sorgo granífero.