Mundo

Entenda por que Obama não pode ser candidato à presidência nos EUA no lugar de Biden

André Martins

22 de julho de 2024 às 15:10

Kent Nishimura /AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo, 21, que não disputará mais a reeleição. Biden postou uma carta informando a decisão em seu perfil no X.

Erin Schaff/AFP

Após a desistência do democrata, a principal dúvida sobre o pleito de novembro será quem vai disputar o voto americano contra o ex-presidente Donald Trump.

AFP/Divulgação

O nome de Barack Obama como potencial concorrente à Casa Branca foi citado em especulações na redes sociais. Porém, o ex-presidente americano não pode se candidatar.

Chip Somodevilla / Equipa/Getty Images

Segundo a 22ª Emenda da Constituição dos EUA, “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de Presidente mais de duas vezes".

"E nenhuma pessoa que tenha ocupado o cargo de Presidente ou atuado como Presidente por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa foi eleita Presidente será eleita para o cargo de Presidente mais de uma vez.”

Handout/Getty Images

A disposição esclarece que quem já cumpriu dois mandatos como presidente está constitucionalmente impedido de se candidatar novamente. Obama foi presidente dos EUA entre 2009 e 2017.

Brendan Smialowski/AFP

A vice-presidente Kamala Harris é a mais cotada para assumir o posto. Ela vai se consolidando, pois seus principais rivais no partido desistiram de enfrentá-la.

Kamala Harris será candidata? Veja as 3 questões que vão definir isso