Invest

Ibovespa tem leve alta e dólar sobe a R$ 5,46 com Lula e Copom no radar

Rebecca Crepaldi

20 de junho de 2024 às 17:59

Foto: Ibovespa (Paulo Whitaker/Reuters Internet)

O Ibovespa fechou em alta de 0,18% nesta quinta-feira, 20, em 120.446 pontos, com investidores repercutindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 10,50%.

Foto: B3 (B3SA3) - Ibovespa (Eduardo Frazão/Exame)

A manutenção dos juros já era aguardada pelo mercado, mas o que pareceu animar os investidores foi a votação por unanimidade. Por outro lado, as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central adicionaram cautela às negociações.

“A decisão foi unânime pela manutenção, sem a divisão observada na reunião anterior. Com isso, destacamos o compromisso do Banco Central (BC) em manter a política monetária contracionista por tempo suficiente até que se consolide não apenas o processo de desinflação

mas também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, destacou Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Foto: Painel; Bolsa; iBovespa; B3 (Germano Lüders/Exame)

Na reunião anterior, o colegiado ficou dividido: os indicados pelo presidente Lula votaram a favor do corte de 50 pontos-base (bps, na sigla em inglês), enquanto os indicados pelo ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, votaram para um corte de 50 bps.

Foto: Haddad ministro IPO Ibovespa Mercadante (NurPhoto/Getty Images)

O movimento causou incertezas no mercado sobre a política monetária em 2025, quando o colegiado será formado majoritariamente por indicados do presidente Lula.

Leia a matéria completa!