Trump indicado ao Nobel; vacina russa testada: o resumo do dia

O que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta segunda-feira, 9 de setembro

MERCADOS

Dólar fecha em queda de mais de 1%

O dólar fechou em queda de 1,2% nesta quarta-feira, 9 e encerrou cotado a 5,30 reais. O movimento refletiu o bom humor no mercado internacional, com as ações das principais companhias de tecnologia se recuperando após terem registrado perdas significativas nos últimos três pregões. A moeda americana também se desvaloriza contra o rublo russo, o peso mexicano e rand sul-africano. O Dxy, que mede o desempenho do dólar perante seus pares desenvolvidos, ficou no campo negativo por quase todo o dia. A bolsa brasileira fechou em alta acompanhando a recuperação das bolsas internacionais após a forte desvalorização das ações de tecnologia ter pressionado os mercados mundo afora. O Ibovespa subiu 1,24% e encerrou em 101.292,05 pontos. Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq avançou avançou 2,71%, depois de ter perdido 10% nos últimos três pregões. O destaque positivo ficou com as ações da Tesla, que subiram 10,92%, após ter caído 21% na véspera.

____

O atacarejo vai à bolsa

Em novo movimento que sinaliza o momento aquecido do mercado de capitais no Brasil, o GPA anunciou que pretende fazer a cisão completa da sua rede Assaí, que opera no modelo conhecido como atacarejo, ou cash & carry (em inglês). Serão emitidas e negociadas ações do Assaí na B3 e ADRs da empresa na Bolsa de Nova York. A informação foi divulgada em fato relevante após o fechamento do mercado nesta quarta-feira, 9. Os executivos do GPA avaliam que as duas operações separadas podem gerar maior valor para os acionistas do que da forma atual.

____

K-Pop prepara novo lançamento: IPO milionário

Os integrantes da banda sul-coreana BTS estão prestes a ganhar ainda mais dinheiro, mas, desta vez, não será com o lançamento de um novo álbum. A Big Hit Entertainment, gravadora da famosa banda de K-Pop, se prepara fazer a sua oferta pública inicial (IPO) de ações na bolsa de Seul. A expectativa é que a oferta possa leventar mais de 800 milhões de dólares. O CEO e principal acionista da Big Hit, Bang Si-hyuk, decidiu transferir 478.685 ações para os sete membros da banda, ou 68.385 ações para cada um, para “fortalecer” a parceria de longa data. Os integrantes possuem entre 23 e 27 anos.

____

IPO da Petz sai no meio da faixa de preço

O preço da ação no IPO da cobiçada Petz, rede de varejo de produtos para animais de estimação, já foi definido. Para surpresa geral, ficou no meio do intervalo sugerido: em 13,75 reais por ação. O piso era 12,25 reais e o teto, 15,25 reais por ação. Com isso, o valor base da oferta fica em 2,25 bilhões de reais, sem considerar o lote extra. A venda é coordenada pelo Itaú BBA, e o sindicato de bancos inclui ainda Santander, Bank of America, J.P. Morgan e BTG Pactual.

____

BRASIL

Vacina da Sinovac é 98% eficaz e aplicação começa em dezembro, diz Doria

Apesar do banho de água fria que pode ter sido o cancelamento da vacina de Oxford, o governador de São Paulo, João Doria, está otimista com a vacina chinesa desenvolvida pela Sinovac e que está em testes em São Paulo. Doria revelou dados preliminares nessa quarta-feira. Eles mostram que ela é 98% eficaz em pessoas que tem mais de 60 anos. O governador também prevê que a vacinação começa em dezembro. É importante lembrar que a vacina da Sinovac ainda está na fase 3 de testes e os resultados são preliminares.

_____

A inflação está baixa, mas o preço no supermercado só sobe. Por quê?

A semana passada foi marcada por acontecimentos que foram da reforma administrativa às aglomerações no feriado e a busca pela vacina contra a covid-19. Mas entre tudo isso, uma declaração chamou a atenção de parte dos economistas: o pedido do presidente Jair Bolsonaro para que os empresários donos de supermercados fossem “patriotas” e não subissem os preços nas prateleiras. O pedido é o reflexo mais claro de um movimento que já vem sendo alvo de reclamação dos brasileiros há meses. A alta nos preços de alimentos, embora a inflação oficial esteja ainda muito abaixo da meta do Banco Central, se comprova no vilão da vez, o arroz, cujo preço disparou mais de 20% em um ano e chegou a dobrar em alguns lugares. Os alimentos puxaram parte da alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que ficou em 0,24%.

_____

Aras prorroga Lava-Jato de Curitiba

O procurador-geral da República, Augusto Aras, prorrogou o prazo para o funcionamento da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba por mais quatro meses, até o dia 31 de janeiro de 2021. O prazo é menor do que o grupo havia pedido, de um ano a mais. Aras tinha até o dia 10 de setembro para tomar uma decisão. Atualmente, há 14 procuradores cedidos para trabalhar nos processos relacionados à maior operação de combate à corrupção no país, que resultou na prisão de centenas de políticos e empresários Por ser uma equipe de dedicação exclusiva, as forças-tarefa são constituídas com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). Criada em 2014, a equipe de Curitiba já teve seu funcionamento prorrogado sete vezes.

_____

Governo pode criar “FGTS” para novos servidores após reforma

O governo quer propor uma “proteção temporária” para os futuros servidores que, pela proposta de reforma administrativa, não terão mais estabilidade no cargo. O mecanismo seria semelhante ao do FGTS, o fundo de garantia para trabalhadores da iniciativa privada, mas seguiria regras específicas para o novo tipo de contrato por prazo indeterminado previsto na reforma. Existe ainda a possibilidade de fazer ajustes nas carreiras de servidores que já estão na ativa e que ficarão de fora das mudanças mais drásticas da reforma, como a flexibilização da estabilidade. As alterações poderiam elevar o número de degraus da carreira e retardar o alcance dos maiores salários, mas ficam para um segundo momento, pois dependem de projeto de lei e o foco está na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criará o novo modelo para novos servidores.

____

MUNDO

Vacina russa é testada em 40.000 voluntários

As autoridades de Moscou anunciaram, nesta quarta-feira (9), que começaram os ensaios da vacina russa contra a covid-19 em 40.000 habitantes da capital, a última etapa de testes da mesma, anunciada em agosto. A Rússia anunciou, no início de agosto, que teria desenvolvido a “primeira” vacina contra a covid-19 por parte do centro de pesquisas Nikolai-Gamaleia. Na ocasião, o presidente russo, Vladimir Putin, informou que uma de suas filhas já havia sido vacinada. Chamada Sputnik V, em homenagem ao primeiro satélite artificial da história, a vacina russa é vista com ceticismo no mundo, principalmente pela falta de uma fase final dos testes no momento deste anúncio.

______

Trump é indicado ao Nobel da Paz por acordo entre Israel e Emirados Árabes

Uma notícia que pode incrementar um pouco mais a corrida eleitoral dos EUA. O presidente americano, Donald Trump, foi indicado ao Nobel da Paz. A indicação foi feita por um parlamentar da Noruega, que revelou seu voto no presidente americano.  A escolha de Trump, na visão do político, se deve a seu trabalho na costura do acordo de paz entre Emirados Árabes Unidos e Israel. Ao todo, quatro presidentes americanos já ganharam o Nobel da Paz: Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e um dos rivais de Trump:  Barack Obama.

____

Petróleo cai abaixo de US$ 40 pela primeira vez desde junho

Os preços do petróleo caíram acentuadamente nesta terça-feira, com o Brent recuando abaixo de 40 dólares por barril pela primeira vez desde junho e a commodity cotada nos EUA recuando quase 8% depois que a Arábia Saudita cortou seus preços de venda para outubro. Além disso, infecções por coronavírus estão aumentando na Índia, Grã-Bretanha, Espanha e várias partes dos Estados Unidos, onde a taxa de contágio não é controlada há meses. A retomada dos casos da doenças pode enfraquecer a recuperação econômica global e a demanda por combustíveis. O petróleo dos EUA (WTI) recuou 3,01 dólares, ou 7,6%, para 36,76 dólares o barril, atingindo um patamar que não era visto desde 15 de junho. Já os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 2,23 dólares, ou 5,3%, a 39,78 dólares por barril.

____

A estratégia de Boris Johnson

“Não vou recuar”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enquanto fazia sua mais nova ameaça de abandonar as negociações do Brexit sem um acordo comercial. Para economistas, líderes empresariais e autoridades da União Europeia, a questão é se vale a pena acreditar nele. Há muitos motivos para isso, apesar do risco para Johnson de piorar os graves danos causados pela pandemia à economia. Para Johnson, o Brexit é uma questão pessoal. Ele liderou a campanha para deixar a União Europeia em 2016 e depois conquistou uma ampla maioria para entregar o Brexit na eleição de dezembro passado. Concluir o processo e tirar o Reino Unido da órbita jurídica da UE no final do período de transição em dezembro seria seu legado.

____

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.