Recorde do Ibovespa; Trump não quer deixar cargo: resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta segunda-feira, 04 de janeiro

EXAME Research recomenda compra de JHSF, vendo potencial de alta de pelo menos 46%

A EXAME Research iniciou nesta segunda-feira, 4, cobertura das ações da JHSF (JHSF3), dona de empreendimentos voltados para a alta renda, como o shopping Cidade Jardim, Fasano Cidade Jardim e Boa Vista Village, com recomendação de compra e preço-alvo para este ano em 11,40 reais, o que implica um potencial de valorização de 46% frente ao último fechamento. 

Ibovespa fecha primeiro pregão de 2021 em queda e perde os 119 mil pontos

Depois de bater nova máxima histórica intradiária e superar os 120.000 pontos logo nos primeiros minutos de negociação desta segunda-feira, 4, o Ibovespa entrou no terreno negativo durante a tarde e encerrou o dia abaixo da marca dos 119.000 pontos. Movimento semelhante ocorreu também no mercado americano, onde os principais índices renovaram máximas intradia no início da sessão, mas desabaram com o aumento das preocupações quanto à segunda onda da pandemia. O Ibovespa encerrou o primeiro pregão do ano em queda de 0,14%, aos 118.854 pontos.

CSN dispara 7% e Vale salta 4% com minério; shoppings caem até 5% com novas restrições

Após renovar máxima histórica intradiária mais cedo, alcançando os 120.353 pontos, o Ibovespa perdeu força e fechou em queda de 0,14% nesta segunda-feira, 4, sendo cotado em 118.854 pontos. Entre as principais contribuições negativas em pontos, apareceram as ações dos bancos Itaú (ITUB4), Bradesco PN (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3), em contraponto à alta de papéis ligados a commodities, como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4) e siderúrgicas.

BRASIL

Vacinação privada cria fila paralela e desigual, diz Gonzalo Vecina

Clínicas particulares abriram uma negociação para a aquisição de uma vacina contra a covid-19. De acordo com Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o acordo pode levar à compra de 5 milhões de doses da Covaxin, imunizante fabricado pela farmacêutica indiana Bharat Biotech. A previsão do setor é começar a vacinação em março. As 200 associadas da entidade, que representam 70% do mercado privado nacional, terão prioridade na aquisição do imunizante.

PT decide apoiar Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

Por quatro votos de diferença, a bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Casa, na eleição marcada para 1º de fevereiro. A discussão entre os petistas foi acirrada. No final, em reunião nesta segunda-feira, 4, 27 deputados da legenda votaram a favor de apoiar o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e 23 se posicionaram contra.

Governo inicia 2021 com desafio de consolidar agenda no Congresso

Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro terá como desafios garantir uma base aliada no Congresso e reformular uma agenda prioritária, em uma época ainda de pandemia do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, de necessária contenção de gastos. Apesar de o governo ter dois anos pela frente, o tempo útil será escasso. A janela de oportunidade deve se abrir em fevereiro de 2021, depois de definidos os novos presidentes da Câmara e do Senado, e terminar no mesmo ano.

MUNDO

Reino Unido decreta novo lockdown a partir da meia-noite

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira um novo lockdown devido ao coronavírus para toda Inglaterra, semelhante ao imposto quando a pandemia chegou ao país em março.

Índia vai barrar exportação de vacina da AstraZeneca, diz CEO de instituto

A Índia não permitirá a exportação das doses que produzirá da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford pelos próximos meses, de acordo com declaração do CEO do Instituto Serum da Índia, Adar Poonawalla, no domingo, 3. A instituição foi contratada para produzir 1 bilhão de doses do imunizante para países em desenvolvimento.

Irã volta a enriquecer urânio acima do limite permitido pelo acordo nuclear

O Irã reiniciou o processo de enriquecimento de urânio com um nível de pureza de 20% em uma instalação subterrânea, descumprindo os termos do Acordo Nuclear de 2015, assumido com os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpResumo do diavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Vídeos

'Trump não é uma ameaça à democracia', diz historiador Niall Ferguson

Juiz adia sentença de caso sobre Trump para depois de eleições

Trump diz que nomeará Musk para liderar auditoria de gastos do governo se for eleito presidente

Kamala Harris flexibiliza proposta de Biden sobre tributação de ganhos de capital

Mais na Exame