MAIS VÍDEOS com Karina Souza

Melhores e Maiores, novo lockdown em SP, PetroRio dispara: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quinta, 19 de novembro

No episódio de hoje, falaremos sobre as vencedoras do Melhores e Maiores, novo lockdown em SP e muito mais.

MELHORES E MAIORES

Digital e renovado, MELHORES E MAIORES 2020 anuncia as empresas campeãs

MERCADOS

PetroRio dispara 30%, Vale bate novo recorde e aéreas saltam mais de 4%

As ações da PetroRio (PRIO3) dispararam 29,94% nesta quinta-feira, 19, e lideraram os ganhos do Ibovespa, após companhia assinar contrato com a BP Energy do Brasil. Ao mesmo tempo, ações dos bancões amenizaram os ganhos nesta tarde.

Vira-vira do Ibovespa: Índice tem 4ª alta em 5 pregões, acompanhando NY

Em pregão marcado pela volatilidade, o Ibovespa seguiu o movimento de melhora das bolsas americanas e fechou no campo positivo nesta quinta-feira, 19, com alta de  0,52% aos 106.669 pontos, depois de ter caído mais de 0,5% na mínima do dia. Essa é a quarta alta do benchmark brasileiro nos últimos cinco pregões.

Freio na retomada: 3 gráficos que mostram desaceleração da economia

Após ser atropelada pela pandemia do coronavírus, a atrividade econômica mostrou no terceiro trimestre que, de modo geral, passou por uma recuperação em “V”. Essa rápida reação, no entanto, pode não ser sustentável já no curto prazo, e alguns indicadores começam a sugerir uma redução desse ritmo no quarto trimestre.

Biden é voz da razão que mercados precisam, diz CEO da BlackRock

O diretor-presidente da BlackRock, Larry Fink, disse que a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deve incentivar os investidores que desejam estabilidade e menos tensões geopolíticas. “Eles procuram por uma voz que modere, não uma voz que incite”, afirma.

BRASIL

Setor elétrico se posiciona contra afastamento da diretoria da Aneel

Representantes do setor consultados pela Exame consideram que a medida, além de arbitrária, pode ter efeitos colaterais perigosos, inclusive na distribuição de energia e nas investigações sobre o apagão no Amapá. Para eles, retirar o cérebro dos órgãos responsáveis pelo setor no país inteiro e pela apuração do caso é um tiro no pé.

Pelo 12º ano consecutivo, Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo

Uma semana após o Brasil bater o recorde de pessoas trans eleitas nas eleições municipais, novos dados do Trans Murder Monitoring (Observatório de Assassinatos Trans, em inglês) apontam que, apenas no primeiros nove meses de 2020, 124 pessoas transexuais foram mortas no Brasil. Com isso, o país ocupa o inglório topo do ranking dos mais violentos para essa população pelo 12º ano consecutivo. México e Estados Unidos vêm em seguida, com 528 e 271 assassinatos reportados, respectivamente.

STJ mantém competência sobre denúncia contra governador do MS

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça reafirmou na quarta-feira, 18, sua competência para apreciar e julgar a denúncia proposta pelo Ministério Público Federal contra o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) por um esquema de corrupção que envolveu o pagamento de 67 milhões de reais em propina. Além do chefe do Executivo estadual, a denúncia também atingiu os empresários Joesley e Wesley Batista, da JBS, o ex-secretário de Fazenda do MS e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Márcio Campos Monteiro, e outras 20 pessoas.

Declaração do Brics tira apoio para vaga do Brasil no CS da ONU

A declaração final da cúpula do Brics, realizada na terça-feira, 17, se tornou mais um obstáculo para que Brasil, Índia e África do Sul desempenhem papéis mais relevantes na ONU. Em um movimento distinto de anos anteriores, quando houve apoio de Rússia e China, a ampliação do Conselho de Segurança e uma vaga para os outros três membros ficaram mais distantes.

MUNDO

Covid-19: Europa tem quase metade dos 4 milhões de novos casos do mundo

A Europa respondeu por quase metade dos 4 milhões de novos casos de coronavírus no mundo na semana passada, mas registrou uma queda de quase 10% nas infecções em comparação com a semana anterior, graças em parte às rígidas medidas de bloqueio do governo que geraram descontentamento, a Organização Mundial da Saúde informou na quarta-feira, 18.

Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA sobem inesperadamente

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou inesperadamente na semana passada, já que uma nova rodada de fechamento de empresas para controlar a disseminação da covid-19 desencadeou nova onda de demissões, desacelerando ainda mais a recuperação do mercado de trabalho.

Aumento da covid-19 nos EUA pressiona aprovação da transição Trump-Biden

Uma agência norte-americana pouco conhecida que mantém a burocracia federal em funcionamento é o maior impedimento aos novos esforços para combater o surto de coronavírus, disse o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, na quarta-feira.

Reino Unido e Canadá perto de acordo comercial pré-Brexit

O Reino Unido está prestes a assinar um novo acordo comercial com o Canadá para substituir o pacto existente por meio da adesão à União Europeia, uma etapa que, segundo ministros, poderia abrir caminho para laços ainda mais estreitos com o 12º maior parceiro comercial dos britânicos.

 

O #ExameAgora é seu resumo diário de notícias, apresentado por Victor Sena e Beatriz Correia.

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.