Fim do TikTok; Correios vendidos; tablet que exala cheiro: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta sexta, 18 de setembro

No episódio de hoje, falaremos sobre PIX, lockdown na Inglaterra, o pior desempenho do real  e muito mais.

MERCADOS

Real tem pior desempenho do mundo

O dólar encerrou o dia em forte alta e disparou 2,8% nesta sexta-feira, 18. Vendida a R$ 5,37, a moeda americana se valorizou frente ao real, que teve a pior performance do mundo. O movimento foi justificado por analistas pela baixa liquidez, que aumenta a volatilidade da moeda, e pela recomposição de posição comprada em dólar por parte de tesourarias de grandes bancos. Já o Ibovespa fechou em queda acompanhando a piora das bolsas americanas, que tiveram a terceira queda semanal consecutiva. O principal índice da B3 caiu 1,81% e encerrou o dia em 98.289,71 pontos.

____

Bancos  e fintechs fazem pré-cadastro para o PIX. Entenda

O pré cadastro no PIX já começou. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai ser lançado só em outubro, mas os bancos e fintechs já começaram um process de pré-cadastramento para fidelizar os clientes. Para usar o PIX serão necessárias algumas chaves, que podem ser e-mail, telefone, CPF. Quando você já deixa esse cadastro pronto, fica mais fácil na hora de transferir o dinheiro, porque basta colocar uma das chaves, ou o e-mail, ou o telefone, CPF e a transação já é aprovada. No nosso site tem uma lista dos bancos e fintechs que já estão oferecendo o pré-cadastro.

____

B3 reduz lote padrão de BDRs e investidor poderá comprar por unidade

Investidores pessoa física poderão investir em ações internacionais (os famosos BDRs) a partir de apenas 1 unidade. Pelas regras atuais, o lote padrão de BDRs patrocinados é de 100 unidades e o de não patrocinados, de 10 unidades. A mudança entrará em vigor em 28 de setembro. A alteração do tamanho dos lotes, que deve facilitar a entrada de pequenos investidores nesse mercado, ocorre pouco antes das mudanças de regulamentação da B3, que passarão a permitir a negociação de BDRs não patrocinadas. 

____

BRASIL

Processo  de privatização dos Correios já está em andamento, diz estatal

Em uma entrevista exclusiva pra Exame, o presidente da estatal, Floriano Peixoto, disse que a venda é uma certeza e que vai conversar pessoalmente com parlamentares no Congresso para adiantar a privatização. Os Correios estão em greve há um mês, e enfrentam o descontentamento da população que está sem receber as encomendas. Uma pesquisa EXAME/Ideia apontou que 40% dos brasileiros são favoráveis à privatização da estatal.

____

Novo tablet da Natura  exala perfume para reduzir uso de papel; entenda

A Natura, empresa brasileira de produtos cosméticos, acabou de lançar um tablet capaz de emitir cheiros digitais. O cheiro digital funcionará quase como os adesivos que vinham nas revistas impressas e nos catálogos da marca para que o cliente conhecesse o odor do perfume antes de comprá-lo, ao esfregar o pulso no papel. A empresa deve começar a implementar a novidade em suas lojas a partir deste ano, primeiro em 60 dos estabelecimentos próprios no Brasil e, numa segunda fase, os tablets serão enviados também para 1,2 milhão de consultoras da marca.

____

Bolsonaro diz que BB, Caixa e Casa da Moeda não serão privatizados

O presidente Jair Bolsonaro reiterou que não cogita privatizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal em sua gestão, mas disse que, tirando poucas exceções, o governo pretende repassar a maioria dos serviços para a iniciativa privada. Apesar das declarações, o ambicioso plano de privatizações do governo patina após mais de um ano e meio de gestão, o que levou, recentemente, o secretário específico para essa área do Ministério da Economia, Sallim Mattar, a pedir demissão.

____

MUNDO

TikTok  e WeChat serão banidos nos Estados Unidos a partir de domingo

Parece que a guerra entre Donald Trump e o TikTok finalmente chegou ao fim, mas com vítimas pelo caminho. O presidente americano deu um ultimato: a partir de domingo, os aplicativos chineses TikTok e o WeChat serão banidos de todas as lojas de aplicativos utilizadas no país, seja no iPhone, na Play Store ou do Google. O banimento será um golpe duro no TikTok, que tem cerca de 80 milhões de usuários americanos e 1 bilhão no mundo todo, segundo estimativas. E mais um capítulo entre a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China — que não cessou mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. De um lado, Trump afirma que o aplicativo é responsável por ceder dados dos usuários ao governo chinês. Do outro, o aplicativo nega veementemente a acusação.

____

Governo britânico considera volta do lockdown em toda Inglaterra

O governo de Boris Johnson admitiu, nesta sexta-feira, 18, que poderá retomar o confinamento em toda Inglaterra para conter a pandemia de coronavírus, observando que as taxas de hospitalização estão dobrando a cada oito dias. De acordo com a imprensa local, conselheiros científicos do governo propuseram um confinamento geral em toda Inglaterra por duas semanas, em outubro, para coincidir com as férias escolares inglesas. O Reino Unido é o país da Europa mais afetado pela pandemia, com mais de 41.700 mortes confirmadas por covid-19. E o número de novos casos está atingindo níveis que não eram vistos desde abril.

____

Mundo chega a 30 milhões de casos de coronavírus confirmados

Os casos de coronavírus pelo mundo passaram dos 30 milhões nesta quinta-feira, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, e a pandemia não mostra sinais de desaceleração. A Índia está firme no foco como o mais recente epicentro da crise, embora as Américas do Norte e do Sul combinadas ainda representem quase metade do número de casos globais. Os números globais de novos casos diárias atingiram níveis recordes nos últimos dias e o número de mortos se aproxima de 1 milhão enquanto a corrida internacional pelo desenvolvimento e comercialização de uma vacina para a doença aqueceu ainda mais.

____

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia.

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.