Fator previdenciário, vacinação no Brasil, fundos a R$ 10: resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta terça-feira, 1º de dezembro

No episódio de hoje, falaremos sobre o novo fator previdenciário, o lançamento de seguro de vida pelo Nubank e mais.

MERCADOS

Com bancos e Vale, Ibovespa atinge nova máxima desde fevereiro

O Ibovespa superou os 111.000 pontos nesta terça-feira, 1, em linha com a alta do mercado internacional, após investidores terem dado uma pausa no rali para realização de lucros no início da semana. No radar, estiveram os avanços de vacinas, dados econômicos positivos da China e sinalizações sobre estímulos nos Estados Unidos. O índice avançou 2,30%, para 111.399 pontos, máxima que não era ultrapassada desde o dia 26 de fevereiro.

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 18 corretoras

As ações da bolsa de valores (B3) e da mineradora Vale (VALE3) lideraram o ranking das recomendações de bancos, corretoras e casas de análise para o mês. Para dezembro, os papéis foram citados em 12 das 18 carteiras consultadas pela EXAME.

Powell alerta para avanço da Covid-19 apesar de otimismo com vacina

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, alertou congressistas que a economia do país permanece abalada e em situação de incerteza, apesar dos avanços para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Fundos ESG se multiplicam e já podem ser acessados com R$ 10

A Plural Asset acaba de lançar seu primeiro fundo ESG. O Plural ESG Crédito Privado 45 irá investir em ativos de renda fixa, como debêntures, green bonds, CDBs e títulos públicos, que serão selecionados a partir de socioambientais e financeiros. Parte da taxa de administração (20%) será revertida para entidades do terceiro setor, entre elas o Instituto Guga Kuerten, a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil e o projeto Amazônia 4.0, idealizado pelo cientista Carlos Nobre.

BRASIL

Vacinação contra covid-19 no Brasil terá 4 fases; confira

A vacinação contra covid-19 será realizada em quatro fases e vai começar pelos trabalhadores da área de saúde, a população idosa — acima de 75 anos ou com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas — e a população indígena, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira.

Restrição em SP para conter covid-19 não é suficiente, dizem especialistas

O governo de São Paulo colocou todo o estado na fase 3 amarela da quarentena nesta segunda-feira, 30, para controlar o avanço da covid-19. Com isso, o comércio passou a ter regras mais rígidas de funcionamento, com horário de atendimento e capacidade reduzidos de 60% para 40%.

Governador do Rio anuncia mega testagem e descarta novas restrições

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciou que começará, na próxima quinta-feira (3), um processo de testagem em massa da população e disse que não voltará atrás na flexibilização das medidas contra a covid-19. Ele falou com a imprensa no Palácio Guanabara, na tarde desta terça-feira (1), ao lado do prefeito eleito, Eduardo Paes.

PIB do agronegócio do Brasil terá alta recorde em 2020, prevê CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro crescerá 9% em 2020, um avanço anual recorde impulsionado pelo aumento da produção e preços em máximas históricas de várias commodities, estimou nesta terça-feira a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

MUNDO

Perto do Brexit, Londres adverte empresas que “não há tempo a perder”

Ainda envolvido em negociações de resultado incerto com a União Europeia (UE) em busca de um acordo comercial para administrar a futura relação entre as partes, o governo britânico pediu às empresas, nesta terça-feira (1o), que se preparem para as mudanças que acontecerão no fim do ano.

China minimizou surto de coronavírus, diz CNN

Em reportagem divulgada em seu site de notícias, a TV americana CNN afirmou ontem que teve acesso a documentos que mostram que autoridades chinesas forneceram ao mundo dados mais otimistas sobre o novo coronavírus do que os disponíveis internamente.

Telescópio que descobriu planetas fora do sistema solar colapsa e “morre”

O famoso telescópio Arecibo, situado em Porto Rico, usado por astrônomos de todo o mundo e que permitiu a descoberta dos primeiros planetas em órbita em torno de outras estrelas que não o Sol, colapsou nesta terça-feira (1) após 57 anos de operação. “A plataforma entrou em colapso de forma não planejada”, relatou à AFP Rob Margetta, porta-voz da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que financia o observatório.

Biden solicita ao Congresso que aprove pacote de alívio à covid-19

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou nesta terça-feira ao Congresso que aprove um pacote de alívio ao coronavírus que está paralisado há meses e prometeu mais ações para reativar a economia depois que assumir o cargo no mês que vem.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Victor Sena e Beatriz Correia.