MAIS VÍDEOS com Karina Souza

Dinheiro na cueca, BTS na Bolsa, Bolsonaro contra Huawei: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quinta, 15 de outubro

No episódio de hoje, falaremos sobre dinheiro na cueca, BTS na Bolsa, PIB e muito mais.

MERCADOS

Ibovespa cai com temores sobre 2ª onda; CSN dispara 5,7% antes de balanço

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,28%, em 99.054,06 pontos nesta quinta-feira, 15. No radar dos investidores, estiveram as preocupações sobre novas mediadas de isolamento na Europa, que vive a segunda onda de contaminação por coronavírus, e os impasses para a aprovação de um novo pacote de estímulo nos Estados Unidos. Mas, pelo menos no mercado local, a alta das ações da JBS e a esperança de que os resultados do terceiro trimestre saiam melhores do que o esperado contribuíram para a recuperação ao longo do dia.

Dólar volta a fechar acima dos R$ 5,60 com falta de estímulos e 2ª onda

O dólar subiu 0,48% nesta quinta-feira, 15, e encerrou cotado a 5,625 reais, refletindo a maior aversão aos ativos de risco no mundo, como moedas emergentes. No mercado internacional, os investidores repercutiram negativamente os empecilhos para aprovação de mais pacote de estímulos nos Estados Unidos e novas medidas de isolamento social na Europa.

Triple Play e One Innovation aumentam lista de desistências de IPOs

Já são 13 companhias a engavetarem projetos de captar recursos no mercado acionário brasileiro, em meio à volatilidade registrada desde meados de julho. O movimento sublinha como o plano de buscar recursos no mercado para financiar projetos de expansão, de olho num cenário de taxas de juros em mínimas recordes no país, tem se mostrado um caminho potencialmente frustrante.

Retomada do Ibovespa não deve passar por bancos e commodities, diz Perfin

Para Alexandre Sabanai, gestor da casa, a retomada das bolsas de valores desde as mínimas de março se deu, principalmente, em razão de dois fatores: estímulos econômicos de bancos centrais e precificação de um cenário de “normalidade” em 2021, com a disponibilização de vacinas. Mas, para ele, nem os bancos nem as empresas ligadas a commodities deverão ter um cenário positivo no próximo ano.

BRASIL

Vacinação da covid-19 em janeiro, pelo SUS, começa com 7% da população

O Programa Nacional de Imunizações focado na aplicação da vacina contra a covid-19 está previsto para começar em janeiro de 2021. De acordo com o Ministério da Saúde, neste primeiro momento, serão 15 milhões de doses disponíveis, que poderiam ser aplicadas em 7% da população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Autoridades do BC reforçam cenário tranquilo para a inflação

O Banco Central voltou a reforçar suas projeções nesta quinta-feira de um cenário tranquilo para a inflação doméstica e reiterou que, por razões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para cortar a Selic, caso existente, deve ser pequeno.

Barroso determina afastamento de senador flagrado com dinheiro na cueca

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira o afastamento por 90 dias das funções de parlamentar do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado escondendo dinheiro na cueca em operação de busca e apreensão realizada na véspera que apurava desvio de recursos públicos para o enfrentamento do novo coronavírus.

Bolsonaro avalia proibir Huawei na rede 5G do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro está considerando proibir a Huawei de fornecer componentes para a futura rede 5G no Brasil porque vê a China como ameaça global à privacidade dos dados e à soberania dos países, segundo um alto integrante do governo. O presidente tem pé atrás com o gigante asiático, disse a fonte, que não está autorizada a falar no assunto publicamente.

MUNDO

Democratas criam “caos” em sessão e tentam parar nomeação da Suprema Corte

A aprovação da juíza Amy Coney Barrett no Senado americano para a vaga na Suprema Corte ficou mais perto hoje, embora com turbulências. Nesta quinta-feira, 15, o Comitê de Justiça conseguiu marcar para o dia 22 de outubro a votação sobre aprovar ou não a juíza, indicada pelo presidente Donald Trump após a morte de Ruth Bader Ginsburg, a RBG.

Kamala Harris cancela campanha após membro da equipe pegar covid-19

Após Trump com coronavírus, a preocupação do dia nos Estados Unidos é com a senadora Kamala Harris. Vice na chapa de Joe Biden, ela cancelou todos os compromissos de campanha até domingo após um membro de sua equipe ter diagnóstico positivo para covid-19.

UE pede que países tentem ao máximo evitar lockdown. Como está a situação

O avanço do coronavírus na Europa segue sendo uma das principais preocupações do momento. Nesta quinta-feira, 15, a Comissária europeia de Saúde, Stella Kyriakides, pediu aos países-membros da União Europeia que façam “o que for preciso” para evitar um novo lockdown, mas que corram para controlar o aumento do contágio.

A matéria que está no centro da nova briga entre Twitter, Facebook e Trump

A repercussão de uma reportagem sobre um dos filhos de Joe Biden é centro do novo embate entre as redes sociais e o presidente americano, Donald Trump. As desavenças começaram após o jornal New York Post publicar sobre a suposta influência na Ucrânia de Hunter Biden, filho do presidenciável democrata. As fontes do material vêm sendo questionadas pelo restante da imprensa americana.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.