Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Usuários acusam o Twitter de racismo ao priorizar fotos de pessoas brancas

Usuários fizeram montagens com pessoas negras e brancas e o algoritmo da rede social acabou priorizando a imagem dos brancos

Modo escuro

Logotipo do Twitter: montagens com pessoas negras e brancas revelaram uma problema no algoritmo do Twitter (Kacper Pempel/Reuters)

Logotipo do Twitter: montagens com pessoas negras e brancas revelaram uma problema no algoritmo do Twitter (Kacper Pempel/Reuters)

F
Filipe Serrano

Publicado em 20 de setembro de 2020, 11h45.

Última atualização em 21 de setembro de 2020, 13h13.

Um experimento no Twitter com fotos de pessoas brancas e negras tem chamado a atenção de usuários da rede social neste fim de semana.

No sábado (19), um usuário publicou duas montagens diferentes, ambas com fotografias do senador americano Mitch McConnell e do ex-presidente Barack Obama.

Na primeira montagem, a foto do senador branco está em cima, e a de Obama, embaixo. Na segunda montagem, a posição das imagens foi invertida.

Para surpresa dos usuários, no entanto, o algoritmo do Twitter priorizou nas duas ocasiões a foto do senador Mitch McConnell (que tem a pele branca) e exibiu a imagem dele como destaque na visualização padrão do tuíte.

Em outras montagens feitas pelo usuário, o sistema também continuou priorizando a foto do senador branco, o que gerou indignação na rede social e acusações de racismo do algoritmo do Twitter.

Após a publicação, um usuário brasileiro fez experimentos parecidos e o resultado foi o mesmo. A fotografia de pessoas brancas continuou sendo priorizada.

https://twitter.com/itsfabiojunior/status/1307488711584690176

Na tarde deste domingo, o chefe de design da empresa, Dantley Davis, respondeu as mensagens na rede social admitindo a culpa pela interpretação do algoritmo do Twitter.

“É 100% nossa culpa. Ninguém deve dizer o contrário. Agora o próximo passo é corrigir”, disse ele.

Ele também afirmou que o sistema de reconhecimento facial não é utilizado nesses casos e que a empresa está trabalhando para corrigir o erro.

Nesta segunda-feira, 21, o Twitter Brasil se posicionou sobre o assunto afirmando que "fizemos uma série de testes antes de lançar o modelo e não encontramos evidências de preconceito racial ou de gênero".

Produtos Recomendados pela Exame

Últimas Notícias

ver mais
Meta exige presença de funcionários três vezes por semana
Tecnologia

Meta exige presença de funcionários três vezes por semana

Há 6 horas
As plataformas que revolucionaram o comércio eletrônico chinês
Tecnologia

As plataformas que revolucionaram o comércio eletrônico chinês

Há 8 horas
Habilidades são o futuro, diz 1ª mulher líder do LinkedIn Japão
Tecnologia

Habilidades são o futuro, diz 1ª mulher líder do LinkedIn Japão

Há 8 horas
Amazon estuda oferta de telefonia móvel para plano Prime nos EUA
Tecnologia

Amazon estuda oferta de telefonia móvel para plano Prime nos EUA

Há 9 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais