Tecnologia

Twitter inicia caçada contra hacker que vazou o código-fonte da rede social

O arquivo foi postado no GitHub, empresa da Microsoft, que agora tem ajudado a companhia de Elon Musk a investigar o invasor

Twitter invadido: o vazador da rede social postou o arquivo usando a alcunha ''FreeSpeechEnthusias'' (Chesnot/Getty Images)

Twitter invadido: o vazador da rede social postou o arquivo usando a alcunha ''FreeSpeechEnthusias'' (Chesnot/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 27 de março de 2023 às 18h50.

Última atualização em 27 de março de 2023 às 21h09.

Na semana passada um arquivo contendo o código-fonte do Twitter foi vazado na internet. Postado no GitHub - um repositório de código amplamente usado e que agora pertence à Microsoft -, a empresa rapidamente iniciou uma caçada contra o hacker ou grupo criminoso responsável.

É o que mostra um processo judicial aberto na Califórnia pelo Twitter ainda na sexta-feira, 24, apurou a Bloomberg.

Como consequência, a GitHub atendeu à solicitação do Twitter para remover o arquivo, sob a reivindicação de violação de direitos autorais, e descobriu que a conta responsável pela postagem, chamada ''FreeSpeechEnthusiast'', se inscreveu no GitHub no início do ano e sua única ação foi publicar o código proprietário da rede social.

O Twitter agora está pedindo ao tribunal que emita uma intimação em um esforço para descobrir a identidade do usuário por trás dessa conta, bem como os nomes e outras informações dos usuários que postaram, baixaram ou carregaram os dados.

A rede social de propriedade de Elon Musk já solicitou ao GitHub nomes, endereços, números de telefone, e-mails, perfis de rede social e endereços IP relacionados.

O nome de usuário ''FreeSpeechEnthusiast'' escolhido pelo vazador do Twitter parece projetado para zombar de Musk, que sugeriu que traria liberdade de expressão para a plataforma quando assumiu a empresa no final do ano passado.

O que é código-fonte?

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de plataformas digitais que contém instruções para que o sistema funcione. Fazendo uma comparação simples, a receita de um bolo de chocolate, por exemplo, é o código-fonte do doce.

O que está em jogo?

Expor o funcionamento interno do Twitter pode tornar o serviço mais vulnerável a tentativas de hackers.

Não é a primeira vez que uma empresa de tecnologia tem seu código-fonte exposto. No ano passado, o serviço de gerenciamento de senhas LastPass divulgou que hackers roubaram código-fonte e informações técnicas da companhia.

Em dezembro, foi relatado que o código-fonte de gerenciamento móvel da Uber vazou como parte de uma invasão.

Quem assumiu a culpa foi o grupo de hackers russos Lapsus$, que possuem na conta outras invasões, incluindo o código-fonte do mecanismo de busca Bing, da Microsoft, e sua assistente virtual Cortana. 

Acompanhe tudo sobre:TwitterHackers

Mais de Tecnologia

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte

Facebook pagou US$ 2 bi para criadores de conteúdo em 2024 e consolida sua relevância de monetização

WhatsApp anuncia novas mudanças e agora terá curtida no status e chat personalizado

Samsung reporta lucro abaixo do esperado no 3º trimestre e ações caem 1,15%