- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Tudo na nuvem e tudo como serviço: a transformação digital na prática
Como aproveitar o enorme potencial do cloud computing na nova onda de empreendimentos digitais impulsionados pela tecnologia 5G
Modo escuro

Publicado em 15 de junho de 2023 às, 11h58.
*Por Yang Hua
O surgimento de novos negócios digitais está acontecendo de forma exponencial devido às oportunidades que a adoção da tecnologia 5G trouxe ao Brasil. O conceito de Tudo como Serviço nunca esteve tão em alta, confirmando previsões anteriores sobre a aceleração da transformação digital no país.
Pudemos constatar essa realidade no Web Summit 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro, em maio. Centenas de novas empresas, grandes players e investidores focados em venture capital formaram um ecossistema de grande valor e inovação durante os quatro dias do evento, todos buscando as novas ideias que transformarão a maneira como produzimos, consumimos e vivemos.
Uma enorme quantidade de novos serviços deve chegar aos consumidores nos próximos meses e anos, mudando o perfil de muitas indústrias e criando outras. São aplicativos de finanças, saúde, produção de conteúdo, educação, transporte, e-commerce, logística, entretenimento e muitos outros. Esse é o alcance que a transformação digital começa a realizar. Percebemos nas pessoas um enorme entusiasmo em investir em soluções que proporcionem experiências surpreendentes aos usuários e esse é só o começo.
Nesse contexto em que predominam inovações em inteligência artificial, inteligência artificial generativa e internet das coisas, uma pergunta ficou no ar. Onde armazenar e como monitorar enormes quantidades de dados e extrair deles as melhores informações, ou seja, o conhecimento necessário para tomadas de decisão que gerem valor para o negócio e para os consumidores?
A resposta a esta pergunta está no conceito de Tudo na Nuvem, ou seja, os novos empreendimentos, que têm a automação e o aprendizado de máquina como fatores estruturantes, precisam entender a importância do cloud computing como a melhor alternativa para o armazenamento e o monitoramento de dados em grande escala. O modelo de negócios do Everything as a Service está na essência do cloud computing.
Vivemos uma grande celebração do potencial disruptivo das tecnologias digitais na criação de novos serviços inteligentes, ágeis e intuitivos. Para tanto, a nuvem pode fazer toda a diferença. Como fazer essa jornada para o Tudo na Nuvem? A seguir, alguns motivos para você tomar essa decisão.
Facilidade de adoção
Na Huawei Cloud, queremos que a adoção dos serviços de cloud sejam tão fáceis quanto abrir uma torneira. Para tanto, construímos e cuidamos de toda a infraestrutura - servidores, armazenamento, redes, redundância e segurança - para que os usuários não precisem criar seus próprios datacenters. Com uma conexão local à nossa nuvem, basta um clique para obter a infraestrutura, com todo o suporte, aliado a um custo bastante acessível e sustentabilidade.
Cloud Native
O cloud native é um modelo dinâmico e de metodologia ágil para o desenvolvimento de tecnologias, focado na automação de tarefas, microsserviços e em outras ferramentas. Seu potencial de crescimento nos próximos anos é massivo, na ordem de 95% dos serviços e produtos. É uma verdadeira revolução tecnológica, que está apenas começando. O cloud native é um passo a mais na direção da inteligência artificial plena.
Content Delivery Network (CDN)
Como cloud native, já é possível acelerar consideravelmente o tempo de carregamento de páginas de sites e de aplicativos, como também o upload e o download de enormes quantidades de dados, como vídeos de alta resolução, por exemplo. Isso torna os aplicativos e os sites mais rápidos e confiáveis para usuários em qualquer lugar do mundo, melhorando consideravelmente sua experiência.
Segurança
A tecnologia de segurança embarcada, que garante que todas as operações sejam protegidas contra ameaças digitais, como ataques de ransomware, por exemplo, além de garantir a privacidade e a conformidade dos dados é um outro fator importante do cloud native. Prevenir possíveis ataques ou recuperar dados e operações rapidamente devem estar no radar das empresas que estão fazendo a jornada para o digital.
Aprender sempre
Com treinamentos acessíveis, a Huawei Cloud Academy oferece cursos que abordam desde informações básicas sobre cloud computing até ferramentas sofisticadas para desenvolvedores. Todos online e gratuitos. A plataforma congrega uma enorme quantidade de informações sobre os serviços de cloud computing e suas principais tecnologias.
Um mundo mais inteligente e conectado já está tomando forma. Olhando para o futuro, queremos capacitar indústrias por meio da Infraestrutura como um Serviço, a Tecnologia como Serviço e a Especialização como Serviço, ou seja, Tudo como Serviço, de modo a construir as bases para um ambiente de negócios colaborativo, sustentável e de muito sucesso.
Hua é presidente da Huawei Cloud Brasil
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.