- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Trump aprova acordo para a venda TikTok e app não será mais banido nos EUA
O presidente disse no sábado que estava satisfeito com o acordo do aplicativo com a Oracle e o Walmart; proibição do app foi adiada em uma semana
Modo escuro
Logotipo do TikTok: a Casa Branca deu o aval para o acordo do aplicativo para a Oracle e o Walmart (Ivan Abreu/Bloomberg)
Publicado em 20 de setembro de 2020 às, 08h40.
Última atualização em 20 de setembro de 2020 às, 08h48.
O presidente americano Donald Trump disse na noite de sábado (19) que estava satisfeito com o acordo entre a Oracle, o Walmart e o TikTok para a venda das operações do aplicativo nos Estados Unidos, marcando uma virada de última hora no imbróglio entre a rede social e o governo americano.
Com a decisão de Trump, que ainda precisa ser oficializada, o Departamento do Comércio decidiu adiar por uma semana a ordem que exigia a retirada do TikTok das lojas de aplicativos nos Estados Unidos a partir deste domingo.
O acordo entre a ByteDance (empresa dona do TikTok) e as empresas americanas prevê a criação de uma nova empresa, a TikTok Global, baseada nos Estados Unidos. Esta nova empresa contará com uma participação de 20% da Oracle e do Walmart.
O restante do capital social (80%) continuará sendo da ByteDance que tem entre os seus investidores os fundos americanos General Atlantic, Sequoia Capital e Coatue Management. Dessa forma, 53% do capital da TikTok Global será controlado por empresas americanas, o que satisfez a Casa Branca. O fundador da ByteDance Zhang Yiming e funcionários da empresa continuarão a ter uma participação na companhia.
“Será uma empresa totalmente nova. Não terá nenhuma relação com nenhum país estrangeiro”, disse Trump.
A transação ainda precisa ser avaliada e aprovada pela Comissão de Investimentos Estrangeiros, do Departamento do Tesouro.
— TikTokComms (@TikTokComms) September 19, 2020
Em nota publicada no Twitter no sábado à noite, o TikTok disse que o acordo com a Oracle prevê que a companhia americana ficará responsável por armazenar os dados dos cerca de 100 milhões de usuários que o TikTok tem hoje nos Estados Unidos para satisfazer as exigências do governo americano relacionadas à segurança nacional.
“Estamos contentes que a proposta feita pelo TikTok, a Oracle e o Walmart vão resolver as preocupações de segurança do governo dos Estados Unidos e solucionar as questões sobre o futuro do TikTok nos Estados Unidos”, disse a empresa.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.