Tecnologia

Tencent está negociando a compra da gigante sul-coreana de jogos Nexon

As duas empresas já possuem uma parceria de sucesso: o jogo Dungeon Fighter Mobile, produzido pela sul-coreana

Publicado em 13 de junho de 2025 às 15h10.

A gigante chinesa Tencent finalizando uma proposta de compra da Nexon, uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo, com o objetivo de fortalecer ainda mais suas operações no setor. A chinesa entrou em contato com a família de Kim Jung-ju, falecido fundador da Nexon, para discutir uma possível aquisição. A Nexon, por sua vez, está em conversas com consultores para avaliar suas opções.

Com a notícia, as ações da Nexon dispararam até 10% em Tóquio, fechando com um aumento de 8,4%, o maior crescimento desde maio e o valor mais alto desde outubro. Isso fez com que a capitalização de mercado da empresa atingisse US$ 16,3 bilhões. Tencent e Nexon já possuem uma parceria de sucesso: o jogo Dungeon Fighter Mobile, produzido pela empresa sul-coreana.

Dado o alcance global e os recursos financeiros da gigante chinesa, uma aquisição poderia gerar novas parcerias de sucesso. Além disso, o acordo ampliaria a propriedade intelectual da Tencent e aumentaria seu acesso ao lucrativo mercado doméstico sul-coreano.

A estrutura do acordo ainda está sendo discutida e não há certeza de que as negociações serão concretizadas. A Nexon, por meio de sua holding NXC, detém 44,4% da empresa, com a família de Kim possuindo 67,6% dessa participação. Em 2019, a Tencent já havia tentando adquiri-la, mas não conseguiu chegar a um acordo sobre o preço.

Além disso, após a morte de Kim em 2022, a estrutura acionária da Nexon sofreu alterações, o que pode dificultar uma venda. Caso ela seja efetuada, o negócio poderia ainda ser sujeito a uma revisão regulatória na Coreia do Sul, devido à crescente presença chinesa no país.

Mirando no longo prazo, a Tencent está em busca de conteúdo globalmente relevante para fortalecer suas franquias, o que garante a fidelidade dos jogadores e gera receitas contínuas.

Expansão da Tencent

Esse movimento de aquisição da Nexon faz parte de uma série de aquisições estratégicas feitas pela Tencent, incluindo investimentos no setor musical, como a compra de uma participação significativa na SM Entertainment.

Além disso, nesta semana, a empresa comprou a startup de podcasts Ximalaya por US$ 1,3 bilhão em dinheiro, além da emissão de ações. Essas diversas movimentações indicam que a Tencent não quer ser apenas o Spotify da China, mas uma gigante regional e mundial com atuação em diversas frentes, como jogos, música, entretenimento e, claro, inteligência artificial.

Acompanhe tudo sobre:TencentChinaCoreia do SulGames

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre